SÃO SEBASTIÃO DA BOA VISTA


VEM AÍ... ''A LIVE DOS ARTISTAS BOAVISTENSES'' EM HOMENAGEM AOS 149 ANOS DE SÃO SEBASTIÃO DA BOA VISTA-PA.
DATA: DE 04 A 05 DE ABRIL DE 2021, A PARTIR DAS 18H HORAS.

NOS PRÓXIMOS DIAS ESTAREMOS DIVULGANDO AS ATRAÇÕES COMO LAUDIANE MAIA, BANDA NATIVOS, BANDA OS MAIAS, CANTOR OTÁVIO YEDES, JAIRO DOS TECLADOS, CLEBERSON SANTOS VOZ E VIOLÃO, CARLINHOS DA VIOLA, PEPE SILVA, GUITARRISTA DA JOELMA, NATAN MAIA DOS TECLADOS, DJ DIOGO SOUZA DO NENUN SOM, GRUPO PAPA-MANGA, GRUPO MÁSCARA BRANCA, SEU GIMICO, JURUBEBA RAIMUNDA, YOUTUBE MÔNICA LOVE, APARELAHAGEM TUBARÃO E SEUS DJS, QUADRILHA SEDUÇÃO MARAJOARA E DEMAIS GRUPOS E CANTORES LOCAIS DE SÃO SEBASTIÃO DA BOA VISTA, ALÉM DE ATRAÇÕES DA CAPITAL DO ESTADO QUE JÁ JÁ ESTAREMOS ANUNCAINDO.
''A ARTE CONTA A HISTÓRIA DO NOSSO LUGAR'', DIZ UMA MÚSICA DE UM DOS NOSSOS GRUPOS BOAVISTENSES.
CULTURA, GRUPOS E DANÇA DE CARIMBÓ, TEATRO, MÚSICA, HOMENAGENS EM POESIA E VÍDEO MOSTRANDO AS BELEZAS NATURAIS.
DOCUMENTÁRIOS COM PERSONALIDADES, POLITICAS E ARTÍSTICAS, CONTANDO UM POUCO DA HISTÓRIA DE SÃO SEBASTIÃO DA BOA VISTA ‘’A VENEZA DO MARAJÓ’’
SEJA PARCEIRO DESTE EVENTO EM LIVE, DEVIDO A PANDEMIA.
APOIO: JOÃOZINHO FERREIRA DO SÃO JOÃO, FELIX COELHO DO LAGOA ELETRO IMAGENS E WILLIAN CELULAR.
ESTAMOS EM BUSCA DE PARCEIROS PARA O SORTEIOS QUE IREMOS REALZIAR COMO CARGA DE GÁS, E OUTROS...

São Sebastião da Boa Vista/Ilha do Marajó/Pará

A População Total do Município era de 22.904 de habitantes, de acordo com o Censo Demográfico do IBGE (2010).

População estimada 2016 (1)   25.540
Área da unidade territorial 2015 (km²)         1.632,251
Densidade demográfica 2010 (hab/km²)      14,03
Código do Município        1507706
Gentílico       boa-vistense

Sua Área de 1.632,251 km² representa 0,13 % do Estado, 0,04 % da Região e 0,02 % de todo o território brasileiro.
Seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,67 segundo o Atlas de Desenvolvimento Humano/PNUD (2000).

Área Territorial: 1.632,22 km² 
Fonte: IBGE
Ano de Instalação: 1943 
Microrregião: Furos de Breves 
Mesorregião: Marajó 
Altitude da Sede: 2,00 m 
Distância à Capital: 118,81 Km 
Fonte: Atlas de Desenvolvimento Humano/PNUD

História de São Sebastião da Boa Vista

A origem do Município vem dos tempos coloniais. No ano 1758, através do Presidente da Província, Francisco Xavier de Mendonça Furtado, recebeu o título de Freguesia em cumprimento a Lei de 06 de junho de 1755, sob a invocação de São Sebastião. A denominação de “Boa Vista”, segundo relatos de antigos moradores, vem de uma visita do Dr. Ferreira Pena, que do lado da Matriz, olhando a paisagem – mar, ilhas, céu – teria exclamado: “De hoje em diante vocês devem chamar de SÃO SEBASTIÃO DA BOA VISTA, por essa linda paisagem” como ilustra a fotografia abaixo:


“Foto atual da visão do por do sol” frente da cidade”
“Foto atual do por do sol” frente da cidade”
No ano de 1833, São Sebastião passou a fazer parte do município de Muaná, que naquela época era chamado Freguesia de São Francisco de Paula. Em 1868 voltou a possuir o título de Freguesia de São Sebastião, através da Lei n°. 584 de 23 de Outubro daquele mesmo ano.
Em 1872, através da Lei n°. 707 de 05 de Abril, foi-lhe concedido o título de Vila, criando-se assim, o respectivo Município que foi instalado em 07 de Janeiro de 1873 sob a Presidência de Possidônio Rodrigues de Mendonça, juramentado perante a Câmara de Curralinho.  Mas a Lei n°. 994 de 18 de Abril de 1879, suprimiu lhe a categoria de Vila, extinguindo lhe o título de município, que, em 08 de Março de 1880, foi restaurado pela Lei n°. 903.
Em 07 de Janeiro de 1881, é feita a instalação da Câmara Municipal funcionado com 07 vereadores, mas o município de São Sebastião da Boa Vista continuou sofrendo pressões dos oficiais e com o advento da República, através da Lei n° 1.084 de 1882, o município voltou a ser extinto e permaneceu esquecido a sua reinstalação, que foi forçada pela Lei n°. 1.399 de 05 de Outubro de 1889.
“Foto da reunião da câmara municipal logo após a instalação da câmara municipal de 05 de Outubro de 1889”
“Foto da reunião da câmara municipal logo após a instalação da câmara municipal de 05 de Outubro de 1889”
Contudo, em 1890, São Sebastião da Boa Vista estava com todas as suas prerrogativas administrativas adquiridas com a instalação do Conselho de Intendência Municipal, empossada a 07 de Abril do mesmo ano, composto de 01 Presidente e 04 Vogais. Em 1922, novamente São Sebastião da Boa Vista voltou à condição de anexado ao território de Muaná através da Lei n°. 2.116 de 03 de Novembro, e com o Decreto n°. 4.505 de 30 de Dezembro de 1943, é restabelecido integralmente o Município de São Sebastião da Boa Vista.
São Sebastião, em 1846 era um sitio da propriedade do Sr. Manoel Moraes Nunes, esse Senhor festejava todos os anos em 20 de janeiro a imagem de São Sebastião, e mandava celebrar a Santa Missa em uma das salas, de sua residência transformada em capela do Santo.
A Santa Missa era celebrada pelo padre – Policarpo José Rodrigues vigário da vila de Oeiras, mais tarde Araticu e hoje Oeiras do Pará. Em 1854 o Sr, Manoel Nunes, fez doação de terreno a Imagem de São Sebastião, onde foi construída a primeira capela, e atualmente a estátua da Imagem está fixada no local onde era o antigo altar da Igreja Matriz da Cidade de São Sebastião da Boa Vista.
“Fotos das primeiras igrejas fundadas na cidada”
“Fotos da primeira igrejas fundada na cidade”
Em 1855, começaram serem construídas muitas casas, sendo que, no mesmo ano fundaram uma Irmandade de São Sebastião, nesse povoado, ergueram uma Capela¹ depois foi construída uma igreja² no mesmo local, onde hoje e a Igreja Matriz. Os primeiros habitantes do novo povoado de São Sebastião, na ilha de Paxituba, hoje Santo Antônio, foi José Miguel do Vale, Sicilio Vieira da Trindade, Capitão Ozelio de Souza Lobato, Jerônimo Ribeiro Tavares, Rufilio Nazeazeno de França, Venâncio de Oliveira Pantoja, Vitorino Antônio dos Santos, João da Silva Mendes, sendo este se nacionalidade portuguesa, Manoel Nunes de Almeida, Posidônio Rodrigues Monfredo, Joaquim Henriques, Bernardo Gonçavel da Rocha, Boaventura Pereira de Macedo, Joaquim Paulo de Souza, de nacionalidade portuguesa, Raimundo Borges e Sebastiana Borges, Joana Catarina B. Tavares, Manoel Palheta, Cláudio Antônio dos Santos, Eugenio Serrão, Jose Rodrigues de Moraes, Manoel Marciel Barbosa, Francisco Celestino Nunes Costa, Teodomiro Beumiro de Carvalho Camarão e Jose Martins, nacionalidade espanhola era ferreiro.
Em 1856, foi construído pela irmandade de São Sebastião um cemitério era o segundo, pois, o primeiro foi construído no Humaitá no furo Santo Antônio no terreno da irmã do Manoel Nunes. Em 23 de Outubro de 1868, foi nomeado para a própria de São Sebastião Vigário, o Padre Mateus Augusto da Silva Franco até 1870, veio substituto o Padre Pocelê ate 18 de Outubro de 1874. Foi nomeado o Cônego José Bentes.
Em 03 de Maio de 1869 foi instalado o cartório da Tabelião, e nomeares para esse cargo – Veríssimo de Souza Barbosa, ainda em 1869 foi criada a freguesia sob a inovação de São Sebastião. Em 1890 foi eleito Intendente José Ribeiro Tavares, Eugenio serrão vereador: João da silva Mendes e Joaquim Henrique Junior, vogais; Comprou-se uma casa da prefeitura e instalou-se luz a querosene nas ruas.
De 1895 a 1899, NICOLAU RIBEIRO TAVARES prefeito que nada fez. Entretanto de 1899 a 1903, FRANCISCO DE ARAÚJO FREIRE construiu uma ponte na rua de onde hoje é propriedade do Sr. Miguel Barbosa até a casa da dona Joana Catarina do Carmo Tavares. De 1903 a 1907 Salvador de Couto Loureiro, fez pequenos aterros nas ruas, conservou um trapiche.
De 1907 a 1915 Eduardo de Medeiros Furtado construiu um trapiche novo e um coreto na praça da matriz, uma calçada ligada a igreja ao trapiche, instalou luz nas ruas da cidade, mobiliou a prefeitura.
De 1915 a 1919, Gabriel José do Sacramento Marques, nada fez.
De 1919 a 1922, Manoel Marcos da Luz, prefeito que nada fez, aonde extinto a Município pela lei 2116 de 03 de novembro de 1922, ficando incorporado ao Município de Muaná.
Em, 1945 o Município foi reinstalado pelo decreto estadual numero. 4505/de 30 de Dezembro de 1943, aonde nomeado José Nogueira, para prefeito municipal e construiu o prédio da prefeitura que até hoje ainda existe.
Em, 1946, foi nomeado Raimundo Camarão de Araújo que construiu uma ponte na rua da frente.
Em, 1947 com a nova constituição foi eleito ROMEU CORREA MONFREDO.
Aos 26/11/49, foi lançada a primeira pedra para a construção da nova igreja matriz, por iniciativa do prefeito Romeu Correa Monfredo e da dona Maria Villas Boas.
A usina de luz elétrica foi inaugurada 19 de março de 1949, pelo general Magalhães Barata, sendo ainda Prefeito Romeu Correa Monfredo, a casa dos padres foi construída pelo mesmo. Em dezembro foi construída uma casa junto a Prefeitura para o fórum.
Foi construída ainda em 1949 uma casa para a Residência dos prefeitos um cais de madeira na frente da cidade. Romeu Correa Monfredo, também construiu duas (2), casas, para Grupo Escolar, uma na sede do Município e em santo Antônio; uma estrada da sede para o igarapé tracuá no furo santo Antônio, uma nova calçada da porta da igreja matriz até o cais, outra calçada do canto da prefeitura à casa do Sr. Miguel Barbosa.
Foi construída uma casa para bar na praça da matriz, uma ponte de madeira beirando as Casas de ruas; Coronel Monfredo. Fez ainda uma Capela de madeira coberta de telhas no Cemitério publico e aumentou o cemitério cinco (5), metros para o lado do Furo Santo Antônio, desmanchou uma ponte na Travessa Manoel Perez que ligava da Av. Coronel Monfredo ao largo do cemitério, aterrando a mesma. Em, 1950 foi eleito João de Souza Guimarães, com movimentos políticos foi casado, de seu mandato.
3016
“Trav. Manoel Peres”
De, 1951 a 1953, assumiu a Prefeitura Sr. ROMEU CORREIA MONFREDO, ate dia cinco (5), de fevereiro de 1955. As construções feitas pelo Sr. Romeu Correa Monfredo foram a duas (2) gestões. De 5/2/55 á 31 de Janeiro de 1959, foi eleito Custodio Ferreira, o novo Prefeito construiu um ambulatório, sendo a Frente de alvenaria, desmanchou a capela de madeira que tinha no cemitério, e construiu uma de alvenaria, e fez uma pequena ponte no Igarapé do lava.
De, 01 de fevereiro de 1959 ate 31 de janeiro de 1963 assumiu a prefeitura o Sr. RAIMUNDO NONATO POMPEU, fez uma ponte sobre o furo Santo Antônio ligando a sede com a Humaitá e fez um novo trapiche, um pedaço de cais de alvenaria junto ao mesmo, comprou o terreno Humaitá e fez o campo de Avião, e uma casa para a estação do mesmo, fez a estrada Boa Vista Cocal.
"Hospital Municipal"
“Hospital Municipal”
De, 1963 a 1967 foi eleito FIRMO PEIXOTO LEITE JUNIOR, tomou posse, dia 01 (primeiro), de fevereiro de1963. Construiu nossa administração um novo Grupo Escolar, um Ginásio Estadual, a Delegacia de Policia, um novo motor de luz, e a casa da usina. Comprou uma casa para da Civia de Malária, edificou uma casa na rua Coronel Monfredo e trocou com ALICE DE BRITO, para dar lugar a construção de colégio das freiras, Construiu a Caixa D’água, e instalou seu motor, uma ponte na Maracangualha até o palheta, construiu outra ponte na rua da frente para a casa do Sr. Antônio Tavares.
Em 1967 assume a Prefeitura o Sr. ALCIDES DOS SANTOS CAMARÃO, o mesmo fez calçamento, aterro e arborização na cidade, e na praça da matriz.
TELEPARÁ
Em 1970, em 15 de novembro foi eleito novamente o Sr. RAIMUNDO NONATO POMPEU, a única construção iniciada foi de uma casa para o Hospital que não terminou.
Em, 1974, o Prefeito RAIMUNDO CAMARÃO DE ARAÚJO, fez concertos na ponte, limpezas nas ruas e terminou o hospital.
Em, 01 de fevereiro de 1977, tomou posse JUAREZ TÁVORA GUIMARÃES, fez o mercado municipal, fez o cais da Av. Presidente Vargas todo de alvenaria, comprou um trator para conduzir terra, a fim de aterra ruas, construir uma feira na cidade, fez instalações de telefone.

PREFEITOS

01 – José Luiz Severo Azevedo – Nomeado -1944 a 1946;
02 – Tenente Augusto – Nomeado – 06 meses;
03 – Romeu Correa Monfredo – Interino;
04 – Raimundo Camarão de Araújo – Eleito – 1947 a 1950;
05 – João de Souza Guimarães – Eleito – 1951 a 1952;
06 – Romeu Correa Monfredo – Interino – 1953 a 1954;
07 – Custódio Pereira Ferreira – Eleito – 1955 a 1958;
08 – Raimundo N. Benassuly Pompeu – Eleito – 1959 a 1962;
09 – Firmo Peixoto Leite – Eleito – 1963 a 1966;
10 – Alcides Santos Camarão – Eleito – 1967 a 1970;
11 – Raimundo Nonato B. Pompeu – Eleito – 1970 a 1972;
12 – Raimundo Camarão de Araújo – Eleito – 1973 a 1976;
13 – Juarez Távora Guimarães – Eleito – 1977 a 1982;
14 – Aluízio de Azevedo Teixeira – Eleito – 1983 a 1988;
15 – Juarez Távora Guimarães – Eleito – 1989 a 1992;
16 – Ermida Lobato Borges – Eleita – 1993 a 1996;
17 – Benedito Odival Oliveira Gomes – Eleito – 1997 a 09/2000;
18 – Laércio Rodrigues Pereira – 10/2000 a 12/2000;
19 – Violeta Monfredo Borges Guimarães – Eleito – 2001 a 2004;
20 – Laércio Rodrigues Pereira – Eleito – 2005 a 03/2008;
21 – Laércio Rodrigues Pereira – Prefeito reeleito – 2009 a 03/2010;
22 – Getúlio brabo de Sousa – 04/2010  a 2012;
23 – Getúlio brabo de Sousa – 2013 a 2016
24 – José Hilton Pinheiro de Lima – 2017 até os dias atuais;
25 - Getúlio brabo de Sousa – 2021 a 2024

Fonte: http://www.pmssbv.pa.gov.br/o-municipio/historia/
http://blogmarajonews.blogspot.com.br/p/blog-page_31.html