quarta-feira, 25 de março de 2015

''INSTITUTO PEABIRU'' (PROJETO VIVA PESCA) CHEGA EM SÃO SEBASTIÃO DA BOA VISTA.

Nesta quarta-feira dia 25 de Março, aconteceu no prédio da prefeitura municipal de São Sebastião da Boa Vista uma reunião com as apresentantes do Instituto (PEABIRU) com o projeto ''VIVA PESCA''.

O ''Projeto Viva Pesca'' surgiu de acordo com as necessidades dos municípios da região do Marajó, esse trabalho teve inicio no rio Canaticu no município de  Curralinho.

Dentro deste projeto foi feito o levantamento das problemáticas relacionadas a pesca, antigamente a demanda era grande e atualmente diminuiu.

Objetivo do projeto:
É poder conscientizar a comunidade ribeirinha, e através desta conscientização fazer um levantamento de acordo de pesca entre as comunidades por que são os maiores conhecedores de suas necessidade, sabem o que precisam e que não precisam. Dentro destas problemáticas o INSTITUTO PEABIRU dá o apoio por que é patrocinado pela ''PETROBRAS'' dentro do projeto, e poder incentivar os municípios como São Sebastião da Boa Vista, Muaná e outras localidades.


É um projeto que deu certo em Curralinho e que tem também o objetivo de que dei certo aqui em São Sebastião da Boa Vista e outros municípios do Marajó, com as experiências executada possam ser usadas em outros regiões. O acordo de pesca em envolve também além do alimento, educação ambiental, questão social, tudo isso engloba a comunidade ribeirinha e possamos progredir e desenvolver e ter  um retorno para os filhos e netos, pois sabemos que todos os nossos atos de agora serão colhidos no futuro, e hoje é o momento de refletir de que forma podemos melhorar e desenvolver o município e as comunidade locais.

Passos para se chegar ao objetivo:

1º - Mobilização
2º - Reuniões comunitárias
3º - Assembléia inter-comunitária
4º - Retorno das propostas discutidas e aperfeiçoada, para as comunidades (Validação das regras)
5º - Assembléia Inter-comunitária (Núcleo gestor de acordo de pesca no rio.
6º - Encaminhamento ao órgão competente.

A REUNIÃO CONTOU COM A PRESENÇA DO PRESIDENTE DO  SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS, SECRETÁRIOS DE MEIO AMBIENTE, PESCA E DE PRODUÇÃO, ALÉM DOS REPRESENTANTES DA EMATER E VÁRIOS PRESIDENTES DE ASSOCIAÇÕES DE PESCA E OUTROS DO MUNICÍPIO DE SÃO SEBASTIÃO DA BOA VISTA.

Afinéias Marinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário