Começou nesta segunda-feira, 27, com a realização da cerimônia de abertura, a seletiva do arquipélago do Marajó do 58º Jogos Estudantis Paraenses (JEP) que é realizado no município de Portel. Até o dia 30, quatro municípios e mais de 300 alunos da região do arquipélago estarão disputando uma vaga no "Superjep", fase estadual, que será realizada no período de 12 a 17 de setembro deste ano, em Ananindeua e Marituba.
Equipes de São Sebastião da Boa Vista, Breves, Curralinho e Portel se enfrentarão em seis dias de competições. O tema da seletiva marajoara é "Educação e esporte: caminhando pela paz". A abertura contou com uma extensa programação cultural, com destaque para o Coral Municipal de Libra, que entoou, através da Língua Brasileira de Sinais, os hino Nacional e do município de Portel.
A noite também contou com o concurso garoto e garota JEP, que foi conquistado pelo município de Portel e São Sebastião da Boa vista, respectivamente. Na regional Marajó, os estudantes da redes municipal e estadual de ensino se enfrentarão em três modalidades esportivas (Handebol, Vôleibol e Futsal), divididos em categorias A (atletas de 12 a 14 anos) e B (atletas de 15 a 17 anos), masculino e feminino.
Esta é a sexta seletiva regional realizada desde a abertura dos jogos, no início do mês. Santana do Araguaia, no sudeste do Estado; Augusto Corrêa, Maracanã, Castanhal, todos na região nordeste e Ananindeua, na Região Metropolitana, já classificaram seus representantes. Nos próximos dias serão realizadas as seletivas de Marabá, também no sudeste paraense, e Abaetetuba, no Baixo Tocantins.
O professor do Núcleo e Esporte e Lazer da Seduc (NEL) e coordenador da seletiva no Marajó, Jorge Paulo da Silva, ressalta que a modalidade mais forte nesta seletiva é o futsal, tendo equipes representantes nos quatro municípios.
As disputas iniciam diariamente, às 8 horas da manhã, na quadra da Escola Paulo Afonso e no Ginásio Municipal. A secretária municipal de Educação, Ana Valéria, destacou o valor que sediar o JEP representa para o município. "Esta é a terceira edição que nós sediamos e isso tem sido acompanhado de uma participação de destaque da nossa delegação nestes três anos, tanto na etapa estadual quanto nos Jogos Escolares da Juventude", comentou.
Os alunos de Portel já estão classificados e irão representar o município nos Jogos Escolares da Juventude, que será realizado em João Pessoa. Talisson Castor da Gama, Nilton Monteiro Lobato Neto, Nalbert de Lima Oliveira são os representantes estaduais do atletismo em João Pessoa na etapa nacional nas modalidades atletismo, prova de mil metros, três mil metros, 75 metros e salto em distância.
Talisson Gama, de 13 anos, foi selecionado em salto em distância depois de ter sido vitorioso na capital e já está classificado para os Jogos Escolares da Juventude. Ele fala que durante muito tempo foi um aluno rebelde, mas depois que passou a competir passou a estar disposto a vencer na etapa nacional. "Segui o conselho dos meu professores e sinto que minha vida tem melhorado muito", diz.
Formação
Precedendo a realização da seletiva regional do JEP no Marajó, a Secretaria de Estado de Educação, por meio do NEL e do Centro de Formação de Profissionais da Educação Básica do Estado do Pará (Cefor) realizou, de 22 a 26 deste mês, o Curso de Práticas Corporais na Escola e Formação Esportiva, com 40 horas presenciais e 20 horas à distância.
O curso teve como finalidade o desenvolvimento da atividade desportiva nas escolas da região do arquipélago do Marajó. Segundo a coordenadora do NEL, professora Ana Glória Guerreiro, a iniciativa foi muito produtiva e reuniu mais de 50 professores de educação física de escolas dos municípios do arquipélago, tanto das zonas urbanas, quanto das rurais.
"As especificidades da região amazônica contam com muitas dificuldades para o desenvolvimento das práticas desportivas, mas nós estamos buscando fomentar a criatividade dos professores que participaram do curso para que as escolas desenvolvam esta importante ferramenta educacional que é o esporte", comenta a coordenadora.
Ana Glória Guerreiro ainda destacou que a prática da cultura esportiva nas escolas deve contar com a participação do professor, instigando-os a pensar e refletir sobre a atividade, "usando a criatividade do professor diante da realidade da região".
O JEP Marajó 2016 é organizado pela gestão municipal e executado pelo Núcleo de Esporte e Lazer NEL/Seduc. Outras informações no site da Seduc: www.seduc.pa.gov.br.
Por Márcio Flexa
FONTE: AGÊNCIA PARÁ
Nenhum comentário:
Postar um comentário