quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Limoeiro do Ajuru-Pá: Quase pronto a Ponte de Concreto da Rua Nova IV, no Bairro da Esperança

Falta pouco para conclusão desta obra (Ponte de Concreto da Rua Nova IV, no Bairro da Esperança).

Jesaías Pinheiro: ''É mais uma vitória do governo Carlinhos, uma conquista para todos os moradores daquela localidade, os quais sempre sonharam com a edificação desta obra de extrema importância a todos que necessitam da mobilidade local''. Depois desta obra pronta o trabalho vai continuar na rua nova IV, com a terraplanagem chegando, e acabando com as pontes, na foto você ver como era a ponte ao lado e agora como a nova está ficando.

Os agradecimentos são sempre a DEUS.
Prefeito Carlinhos está de parabéns pela luta e por esta sempre em busca do melhor para o seu povo.  Agora só falta a iluminação na Ponte para a inauguração

Prefeitura de Limoeiro do Ajuru - O trabalho é agora!

Assaltantes são presos após roubarem uma loja em Gurupá

Dois bandidos armados realizaram na tarde de ontem, 30, um assalto na Loja Eletro center, localizada no setor Santa Maria, em Gurupá. Durante a ação criminosa, os elementos levaram vários aparelhos celulares, joias e todo o dinheiro do caixa. Ainda durante o ocorrido, o proprietário do estabelecimento foi baleado no pé, por um dos meliantes. Horas depois a Polícia recebeu a informação que os suspeitos estariam em um hotel no centro da cidade. No momento da abordagem, os criminosos trocaram tiros com a Polícia, quando então, os dois bandidos acabaram atingidos nas pernas. Os acusados foram identificados como, Eliel Malaquias de Oliveira, 19 anos, suspeito assassinar duas pessoas em Altamira, e ainda enterrado os corpos das vítimas. De acordo com a Polícia, Eliel é membro da Facção criminosa ‘Comando Vermelho’, e estava foragido do presídio de Altamira. Caio Ferreira de Souza, 22 anos, também foi preso em flagrante, é suspeito de pertencer a mesma facção. Os dois elementos, considerados da mais alta periculosidade, estão de Depol de Gurupá a disposição da Justiça. Após minuciosa investigação, os objetos roubados foram localizados em uma residência no bairro do horto. A polícia suspeita ainda da participação de uma mulher, que seria comparsa da dupla de assaltantes. A vítima ferida, o comerciante, Edmilson Viana, foi encaminhado na madrugada de hoje para o Hospital Regional de Breves, segundo a família, seu estado de saúde é estável. A ação policial bem sucedida, foi desenvolvida de forma conjunta pelas Polícias Militar e Civil de Gurupá.

Por: Dailton Palheta

segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

AÇAÍ DO PARÁ DEVE CONQUISTAR O MUNDO

Governo trabalha para transformar o fruto em um sucesso planetário.

O mundo quer o novo, em cor, em aroma, em sabor”, garante o pesquisador da Embrapa João Tomé de Farias. “E, quando se trata de frutas, nada é mais novo, em termos planetários, do que o açaí, que ainda tem, por exemplo, toda a China como provável mercado.” É de olho neste mercado que o governo estadual, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Mineração e Energia (Sedeme), transformou o açaí na estrela do programa Pará 2030, com ações de desenvolvimento e verticalização a partir de 14 cadeias produtivas.

Os resultados foram imediatos. Na quinta-feira passada, na reunião da Comissão de Incentivos do governo, duas novas empresas receberam incentivos fiscais para instalar plantas industriais de açaí, em Castanhal e Igarapé-Miri. Elas se juntam a outras oito já incentivadas pela Política Estadual do Açaí, articulada para atrair empresas e dar incentivos para que outras, que produziam apenas polpa, industrializem a fruta. Na semana anterior, a agência GIZ, ligada aos ministérios Açaí tradicional no Pará é consumido juntamente com outras frutas em diferentes países IGOR MOTA - ARQUIVO do Desenvolvimento e do Meio Ambiente da Alemanha, participou de reunião na Sedeme para ter mais informações sobre o açaí. A agência, que tem 18 mil funcionários em 120 países, pretende investir 350 mil euros no Brasil nos próximos anos. As cadeias do açaí, no Pará, e da carnaúba, no Ceará, são as duas prospectadas até agora. No âmbito do Pará 2030, dois casos emblemáticos ilustram a progressão do desenvolvimento da cadeia da fruta: a Frooty Acaí leva polpa do Pará pra industrializar em São Paulo; hoje, implanta uma indústria em Mocajuba, gerando 250 empregos. A paraense Bonny Acaí industrializava a polpa em Itaipava (RJ). Agora, vai industrializar em Igarapé-Miri, gerando 150 empregos. “O açaí é estratégico porque, além do extraordinário potencial econômico, beneficia diretamente a agricultura familiar e abrange dezenas de municípios onde o IDH é muito baixo”, pondera o titular da Sedeme, Adnan Demachki. “Hoje, produzimos um milhão e cem mil toneladas do fruto; a política para esta cadeia prevê aumentar a produção em 50% até 2030.”

DINHEIRO

Para João Tomé de Farias, agrônomo com doutorado em genética e melhoramento de plantas, cultivar açaí irrigado no Pará é o melhor negócio agrícola hoje do Brasil. “Existe uma demanda reprimida tanto no Estado (que não dá conta de atender a todos os municípios), no Brasil (onde a exportação ainda se concentra em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais), e no mercado internacional, onde o açaí chega a trinta países, mas 80% da exportação se concentram em Estados Unidos, Japão e Austrália.” O engenheiro agrônomo Geraldo Tavares, gerente de Fruticultura da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), informa que um pé de açaí demora, em média, quatro anos para frutificar e o período produtivo dura oito anos. “Depois, os pés ficam muito altos e também a produtividade começa a cair.” Noventa por cento do açaí produzido hoje no Estado ainda é nativo, de várzea.

E grande parte dele permanece intocada, por estar dentro de grandes matas, quase inacessíveis. Daí que a plantação é um negócio que vai se expandir muito nos próximos anos. “A Política Industrial do Açaí inclui, além de incentivos de até 95% de isenção, o Pró Açaí, que prevê o plantio de 40 mil hectares de açaí irrigado”, informa o titular da Sedeme, Adnan Demachki. “Quem investir no açaí, tanto na industrialização, quanto no cultivo, vai prosperar, sem dúvida nenhuma.” João Tomé de Farias diz que a grande dificuldade para o plantio, hoje, ainda é o maquinário para irrigação. “Custa em torno de dez mil reais, com vida útil de cerca de dez anos. A despeito dos custos de manutenção, o retorno é alto e garantido”, afiança Tomé. “As plantações irrigadas têm alta produtividade, facilitam o transporte e o trânsito de tratores para a limpeza, além de produzir o ano inteiro.” (Setenta por cento do açaí é produzido de agosto a dezembro. Nos demais meses, a entressafra chega a dobrar o preço.

E gera fatos curiosos: quatro municípios do extremo Marajó (Gurupá, Afuá, Chaves e Anajás) têm o ciclo invertido e, durante nossa entressafra, exportam açaí para Belém, em canoas cheias de gelo. Também se diz, nesses meses, que Belém consome açaí vindo do Amapá.

Na verdade, o açaí do Marajó vai paro Amapá, pertinho de lá, e vem de avião pra Belém: o alto preço aqui na entressafra compensa.

Fonte: O Liberal

quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

XV EDIÇÃO DO JOGO AMIGOS DO REY EM SÃO SEBASTIÃO DA BOA VISTA

Dia 19 de Janeiro de 2018 Aconteceu no estádio municipal de São Sebastião da Boa Vista a "XV edição do jogo amigos do rei " Evento que já é tradição no município e reuni vários jogadores do esporte paraense como o Zé Augusto ex-jogador do Paysandu, Toca jogador muito conhecido na região que já fez mais de mil gols, além dos jogadores Charles de Oeiras, jogadores de Curralinho, Muaná, Limoeiro, Breves, Bagre e outras cidades e atletas da capital e artistas. Parabéns vereador Rey Silva e sua família pela organização do evento. Momento de confraternização entre amigos que fizeram sucesso no passado

sábado, 20 de janeiro de 2018

Mangueirinho e atletas paraenses no foco do mundo com o UFC

No dia 3 de fevereiro, Belém receberá um dos maiores eventos esportivos do mundo: o Ultimate Fighting Championship (UFC). Pela primeira vez na história, o maior campeonato de MMA do mundo será realizado em uma cidade do Norte do país. O local será a Arena Guilherme Paraense, popularmente conhecida como “Mangueirinho”.

Estrutura – Inaugurada em 21 de outubro de 2016, a arena multiuso Guilherme Paraense é a primeira do Pará e uma das únicas, e mais recentes, arenas climatizadas do Brasil. Foi construída pelo governo do Estado em uma área de aproximadamente 23 mil metros quadrados, dentro do complexo esportivo do Estádio Olímpico do Pará, o ”Mangueirão.

O complexo comporta diversos formatos de eventos. Conta com uma estrutura completa, com quadra multiuso de 1.500m² em madeira de lei e tecnologia de amortecimento, salas de apoio, cabines de imprensa, camarins, vestiários, área de circulação com bares/lanchonetes e banheiros, telão de LED de quatro faces com placar eletrônico, arquibancada com mais de 11 mil assentos antichamas, acessibilidade para Pessoas com Deficiência e muito mais.

Em pouco mais de um ano, a Arena Guilherme Paraense já foi cenário de eventos esportivos nacionais e internacionais, recebendo seleções de handebol feminino, equipes nacionais de vôlei masculino e a Seleção Brasileira feminina de vôlei. Em novembro do ano passado, sete mil pessoas assistiram da arquibancada do “Mangueirinho”, a despedida do boxeador baiano Acelino ‘Popó’ Freitas, dono de quatro títulos mundiais, dos ringues. O espaço multiuso sediou também shows musicais e apresentações de ‘stand up comedy’.

“Esse evento será extremamente importante para divulgar o nosso Estado, nacional e internacionalmente. Além de mostrar a estrutura da nossa arena e atrair outros grandes eventos para Belém, vai servir de vitrine para os atletas paraenses que vão participar do UFC e que terão a chance de competir com adversários de altíssimo nível”, destaca Fabriano Fretes, presidente da Pará 2000, organização social que administra o “Mangueirinho”.

Prata da casa – Cinco atletas paraenses já tiveram suas participações confirmadas no UFC Belém: Deiveson Alcântara, Douglas D’Silva, Iuri Marajó, Michel Trator e Polyana Viana, que compõe o grupo de representantes do Pará no card do Ultimate Fighting Championship.

Deiveson – Natural de Soure, o peso-mosca Deiveson Alcântara, ou “Deus da Guerra”, vai enfrentar o americano Joseph Morales. Aos 29 anos, ele permanece invicto em 13 combates profissionais de MMA que disputou, incluindo dois pelo UFC. Esta será uma luta entre invictos, já que o rival, Joseph Morales, de 23 anos, também não perdeu nenhuma luta que disputou, tendo no máximo empates ou lutas sem resultado dentre as nove disputas profissionais no MMA.

Douglas D’Silva – Natural da cidade de Castanhal, Douglas vai encarar o equatoriano Marlon Vera, pela categoria ‘galo’. Ambos vêm de derrotas.

Marajó – O ‘peso-galo’ Iuri Marajó enfrentará o americano Joe Soto. Com 37 anos, 14 deles como profissional de MMA, o atleta da Ilha do Marajó terá a chance de recuperar a boa fase em Belém, já quem vem de duas derrotas seguidas, uma delas para Brian Kelleher e outra para Alejandro Perez. Marajó coleciona 44 lutas como profissional, sendo 34 vitórias, nove derrotas e uma luta sem resultado. Já esteve presente em outros nove eventos do UFC realizados no Brasil.

Adversário – Joe Soto, 30, adversário do paraense, tem 24 lutas na carreira, com 18 vitórias e seis derrotas. O atleta também vem de uma derrota para Brett Johns, em dezembro de 2017.

Trator – Já o ‘peso-leve’ Michel Trator tentará a sexta vitória consecutiva no octógono contra o norte-americano Desmond Green. Trator está invicto há dois anos, derrotando grandes nomes como Valmir Bidu, JC Cottrell, Gilbert Durinho, Josh Burkman e Mads Burnell.  O paraense coleciona 23 vitórias em 25 lutas. Pode-se dizer que sua especialidade é finalizar os oponentes, já que conquistou dez vitórias desta maneira.

Oponente – Desmond Green, oponente de Trator, chegará ao Brasil com desejo de se recuperar da última luta que disputou, na qual foi derrotado por Rustam Khabilov no UFC Rotterdam, em setembro de 2017. Ao todo, o ‘peso-leve’ possui 20 vitórias e seis derrotas no cartel.

Polyana – O Pará terá, mais uma vez, uma lutadora no UFC. A paraense Polyana Viana estreia no UFC dentro de casa, no Mangueirinho. Aos 26 anos, Polyana já foi campeã do Jungle Fight, reunindo um cartel de nove vitórias e uma derrota na categoria ‘palha’ (até 52 kg). Natural de São Geraldo do Araguaia, no sul do Estado, ela vem de cinco vitórias seguidas e enfrentará a lutadora Maya Stevenson.

O UFC Belém terá como ponto alto a batalha entre Lyoto Machida e Eryk Anders. Os ingressos estão à venda pelo site www.tudus.com.br.

Organização – Desde que a organização do evento confirmou o UFC Belém, reuniões frequentes vêm acontecendo para ultimar os preparativos. “A ideia é integrar vários órgãos da segurança, esporte, turismo e cultura, para garantir a organização e sucesso do evento”, pontuou Fabriano Frates.

Por Syanne Neno
Fonte:Agência Pará

segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

DESESPERO: Incêndio destrói residências em Breves no Marajó


Um incêndio atingiu quatro residências na rua Boa Vista, no bairro Cidade Nova II, no município de Breves, no Marajó. Um casa ficou completamente destruída. O fogo começou por volta das 14h10 desta segunda-feira (08), e foi controlado às 15 horas. Alguns moradores tiveram apenas escoriações leves. 
Equipes do 11º Grupamento de Bombeiros Militares de Breves atuaram no local para controlar o incêndio. Agentes da Prefeitura e moradores também ajudaram. 
Moradores de residências próximas chegaram a retirar móveis e pertences pessoais com medo que o fogo atingisse suas residências. As casas queimadas são de madeira, o que facilitou que o fogo se alastrasse rapidamente. 
Uma perícia será realizada no local para identificar as casuas do incêndio.

(DOL com informações de Marcos Onias/Breves)

domingo, 7 de janeiro de 2018

RÉVEILLON 2018 EM SÃO SEBASTIÃO DA BOA VISTA NO MARAJÓ/PARÁ/BRASIL

VEJA TODAS NOSSAS IMAGENS DA EQUIPE DO MARAJÓ NEWS NO RÉVEILLON NA VENEZA DO MARAJÓ. UM DOS MAIS BELOS E ORGANIZADOS RÉVEILLON QUE JÁ ACONTECEU EM SÃO SEBASTIÃO DA BOA VISTA, TEMPO E TEMPERATURA COM A GRAÇA DE DEUS PERFEITO, PRAÇA TOTALMENTE LOTADA COM OS BOAVISTENSES E VISITANTES, FAMÍLIAS VIERAM PARA VER O SHOW PIROTÉCNICO E FOGUETES, SHOW DA BANDA NATIVOS QUE CADA VEZ VEM SURPREENDENDO COM ZAQUEU PAULO SILVA, MYLLA CHRISTIE BARARUÁ, TURIBA E CIA. MOMENTO DE EMOÇÃO NA CHEGADA DE 2018, TODOS SE ABRAÇAVAM E CELEBRAVAM A VIDA E A OPORTUNIDADE DE TER VENCIDO MAIS UM ANO E TER A OPORTUNIDADE DE COMEÇAR A VIVER O ANO DE 2018. NO ATO APOS A CONFRATERNIZAÇÃO, PREFEITO Hilton Lima Lima CUMPRI A SUA OBRIGAÇÃO DE ENTREGAR AO MUNICÍPIO UMA UM CAMINHÃO COLETOR DE LIXO E UMA LANCHA QUE VAI SERVIR A TODAS AS SECRETÁRIAS E O PREFEITO HILTON APROVEITOU E DEIXOU A SUA MENSAGEM DE FÉ E ESPERANÇA DE DIAS MELHORES PARA O NOSSO POVO BOAVISTENSE. PARABÉNS PREFEITURA PELA ORGANIZAÇÃO DO EVENTO.

ARVORE DE NATAL DE LIMOEIRO DO AJURU É DESTAQUE NO PROGRAMA ''EITÁ PARÁ PAI D'ÉGUA

VEJA UMA PARTE DO PROGRAMA EITA PARÁ PAI D'ÉGUA​ DA TV GAZETA CANAL 14 EM BELÉM, QUE DESTACA A ARVORE DE NATAL DE LIMOEIRO DO AJURU NO BAIXO TOCANTINS, PROGRAMA ESTE QUE FOI AO AR DOMINGO, DIA 31 DE DEZEMBRO DE 2017, ARVORE ESSA QUE FOI CONFECCIONADA DE VASSOURAS DO AÇAÍ E CRIOU UMA CURIOSIDADE IMENSA DOS MORADORES E VISITANTES. PROFESSOR AIROSA FALA COMO SURGIU A IDEIA DE CONSTRUIR ESSA ARVORE, QUE DE LONGE PARECE SER UM PINHEIRO. FOI VALORIZADO O QUE TEM NO MUNICÍPIO COMO O NOSSO AÇAÍ, JÁ QUE LIMOEIRO DO AJURU SEGUNDO O IBGE 2016 É O MAIOR PRODUTOR DE AÇAÍ DO MUNDO. A PREFEITURA DE LIMOEIRO DO AJURU ATRAVÉS DO PREFEITO CARLINHOS SILVA E SUA EQUIPE DEU UM BRILHO A MAIS NA CIDADE, ENTREGOU A PRAÇA TOTALMENTE REVITALIZADA E COM BRINQUEDOS PARA AS CRIANÇAS, UMA PRAÇA QUE ORGULHOSA O SEU POVO, ONDE TODOS VEM PARA CONVERSAR E REUNIR A FAMÍLIA. OBRIGADO MARCOS WAGNER, FERNANDA VIEIRA, SARAH E TODA A EQUIPE DO PROGRAMA EITA PARÁ PAI D'ÉGUA PELO DESTAQUE E RECONHECIMENTO DO TRABALHO DO MARAJÓ NEWS, QUE BUSCA SEMPRE PARCERIAS PARA DESTACA O NOSSO PARÁ.

segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

Crianças da Comunidade N. S. de Fátima recebem brinquedos pela equipe do Prefeito Murilo Guimarães

Foto do momento da oração que é uma marca do Murilo
Existem gestos e atitudes que brotam de corações que emanam amor, gratidão, coragem e fé. Mesmo diante de tanta perseguição, calunias, difamações e inverdades proferidas sobre esse nobre cidadão de coração tão grande e humano, ele ainda encontra força, garra e amor em sua esposa e amigos.
Esse é o Senhor Sérgio Murilo dos Santos Guimarães, homem de fé, coragem, determinação e cheio de paz. O Natal passou, mas mesmo assim ele e seus verdadeiros amigos hoje tiveram tempo de fazer a ação social que sempre fizeram todos os anos de seus mandatos.

Obrigada Paula Gomes e Murilo Guimarães por proporcionarem para as crianças da comunidade Nossa Senhora de Fátima uma tarde alegre e descontraída com muita alegria para aquelas que mais precisam desse amor e carinho que vocês possuem.
Que Deus abençoe sempre vocês.

Fica aqui o MUITO OBRIGADA que todos aqueles pais deram à vocês lá hoje.
Texto: Maria Clara

Pra quem não sabe o porque que só agora que o prefeito está levando presentes para as crianças, já que o natal passou. Tudo está atraso por conta desta perseguição politica que envolve Muaná. Cestas Básicas que foram coletas alimentos sumiram, vice prefeito pediu para bloquear o dinheiro das contas da prefeitura etc... tudo isso levou o atraso de pagamento já que os pagamentos estavam todos programas como o 13º. Com esse pedido de bloqueio e perseguição ao Prefeito eleito pela vontade popular Murilo Guimarães, está causando todos esses problemas, inclusive os fornecedores da prefeitura ficam com medo de fornecer quaisquer objeto á prefeitura e não ser pagos.

VT 1º PARTE 56 ANOS DE LIMOEIRO DO AJURU - FALA DO PREFEITO CARLINHOS

CARLINHOS SILVA - PREFEITO DE LIMOEIRO DO AJURU: ESSE MOMENTO DE FESTA, ANIVERSÁRIO DE 56 ANOS DE EMANCIPAÇÃO DE LIMOEIRO DO AJURU, 2017 NOSSO PRIMEIRO ANO DE GOVERNO QUE FIZEMOS ORGANIZAR ADMINISTRAÇÃO, FAZER COM QUE O MUNICÍPIO SE HABILITE A NOVOS PROJETOS A CONVÊNIOS, A EMENDAS, PRA ISSO FOI NECESSÁRIO UMA FORÇA TAREFA NA ADMINISTRAÇÃO PARA QUE PROPORCIONA-SE QUE NOSSO CALQUE FICA-SE LIMPO, A PARTIR DAI COM TODA A NOSSA PARCERIA DENTRO DA ADMINISTRAÇÃO NOSSOS VEREADORES, NOSSOS TÉCNICOS, NOSSOS ADVOGADOS, CONTADORES E U COMO PREFEITO ESTAMOS COMO UMA SEGURANÇA PARA PLANEJAR 2018, PRA DÁ GARANTIA DAS REALIZAÇÕES, DAQUILO QUE O POVO PRECISA. TEM DIFICULDADE E PRECISO OBEDECER O PLANEJAMENTO, FAZER COMO QUE A RECEITA PÚBLICA POSSO SER EXECUTADA DE FORMA TRANSPARENTE, QUE O POVO PARTICIPE, O MAIOR DESAFIO É QUE O GESTOR TENHA ESSE TEMPO DE PARTICIPAR COM A COMUNIDADE E FAZER COM QUE A COMUNIDADE ENTENDER QUE TODO ESSE ESFORÇO E PRA QUE ELA TAMBÉM SE RESPONSABILIZE É LOGICO DENTRO DE UM PROCEDIMENTO CABÍVEL, ONDE AJA UM ENTENDIMENTO TANTO DA SITUAÇÃO DO GOVERNO CONTO OPOSIÇÃO E NOS NÃO VAMOS DEIXAR DE PARTICIPAR DA COMUNIDADE, A PERSPECTIVA PRA 2018 DENTRO DO PLANEJAMENTO, MESMO DIANTE DA DIFICULDADE LIMOEIRO DO AJURU DEVE ATUAR COM AS SUAS RECEITAS PÚBLICAS PRA FAZER FUNCIONAR A EDUCAÇÃO, A SAÚDE, O SANEAMENTO, O TRANSPORTE , A DEFESA CIVIL ENFIM ESPORTE E LAZER, ONDE SE FAÇA A INTEGRAÇÃO DA SOCIEDADE, COM O PREFEITO, VEREADORES E A SOCIEDADE ESTEJA UM PERTO DO OUTRO..... E COM ISSO VAMOS DÁ PARA LIMOEIRO MAIS E MAIS PRESENTES, CRESCIMENTO DESENVOLVIMENTO, POLITICAS PÚBLICAS. LIMOEIRO DO AJURU E COMPOSTO POR 60% DOS JOVENS E ESSES JOVENS PRECISAM DE PERSPECTIVA E EU CONTO COM VOCÊ COMPANHEIRO. QUE SEJA UM ANO DE MUITA PAZ, PERSEVERANÇA DE MUITA FÉ PARA TODOS NÓS DE TODAS AS IGREJAS, DE TODOS OS MOVIMENTOS, PARA OS EMPRESÁRIOS E PARA OS SERVIDORES PÚBLICO ATENTAREM PARA ESSE TRABALHO DA DOAÇÃO PARA OS NOSSOS 28 MIL HABITANTES LIMOEIRENSES, CONTO COM VOCE PARA QUE O NOSSO LIMOEIRO DO AJURU CRESÇA, E CRESÇA COM EDUCAÇÃO E SAÚDE. MEU MUITO OBRIGADO!, FELIZ ANO NOVO! PARA TODAS AS FAMÍLIAS LIMOEIRENSES.