quarta-feira, 27 de junho de 2018

Muaná: Mais pessoas com o CredCidadão

NA ULTIMA TERÇA-FEIRA, DIA 26 DE JUNHO, ACONTECEU NO CRÁS EM MUANÁ, A ENTREGA DE MAIS DE 20 CHEQUES DO PROGRAMA CRED CIDADÃO, A CERIMONIA CONTOU COM A PRESENÇA DA EQUIPE DE GOVERNO MURILO GUIMARÃES QUE JUNTO DOS VEREADORES, ISAAC NOGUEIRA, BRUNO DO SALMISTA, CLÁUDIO SIDÔNIO, MELO CAMETÁ, DO DAN SILVA ARTICULARAM JUNTO DO GOVERNO ESTADUAL ESSE BENEFÍCIO PARA OS PEQUENOS EMPREENDEDORES. Programa CredCidadão Coordenadora regional Ivanilde Chucre e Ana Félix. O programa tem como principal objetivo conceder crédito ágil, acessível e adequado para a criação, o crescimento e a consolidação de empreendimentos dos setores formal e informal - pessoas físicas e jurídicas, localizadas no Estado do Pará. - O que é o programa CredCidadão? É um programa de microcrédito do Governo do Estado do Pará, para criação e crescimento de pequenos empreendimentos no Estado. Prefeitura de Muaná - Junto com o povo! Foto e texto: Afinéias Marinho

segunda-feira, 25 de junho de 2018

Curralinho: Fé, Celebração e devoção do povo católico deste município.

Foram dez dias da tradicional festa do padroeiro da cidade de Curralinho, de 14 a 24 de junho  os fiéis da Paróquia São João Batista proporcionaram uma linda e grandiosa festa para toda a comunidade.

A Festividade de são João Batista que sempre fez parte da cultura e identidade dos Curralinhenses, em 2018 despontou e remeteu-se aos grandes movimentos que já houveram na cidade direcionando o olhar turístico para o turismo religioso que fomentou a economia do município atraindo cada vez mais comerciantes para estes dias.

Na administração dos Padres Silvio Santos, Raimundo e Whashigton a paróquia vem mudando a paisagem de Curralinho, em grandes conquistas para comunidade Católica, a mais Recente é um grande ginásio que comportou a maior celebração e as atrações culturais como as quadrilhas deste ano, esta em fase de acabamento mas que  através do bispo da Diocese de Ponta de Pedras Dom Teodoro foi batizado com o nome de Centro Social Papa Paulo VI.

Foram dias de grandes  manifestações de fé onde as famílias puderam se divertir com o arraia de festa junina com tudo que se tinha de melhor, oferecido pela comunidade Curralinhense e grande esforço de todos que contribuíram e trabalharam para todo o grande sucesso do evento.

Ontem a festa encerrou-se com uma linda queima de fogos e já vem deixando saudades e expectativa para os posteriores anos.

 Fotos @photosDias e Rede social Pe. Silvio Santos

LEIA MAIS!

SÃO SEBASTIÃO DA BOA VISTA: IRMÃO MATA IRMÃO COM UM TIRO DE ESPINGARDA

Segundo informações o assassinato ocorreu na tarde, deste dia 25 de junho, no alto Rio Pracuúba Miri no Município de São Sebastião da Boa Vista... Ambos são filhos do cidadão conhecido popularmente como Jocí....Depois de uma discussão em um campo de futebol, o Joel de 18 anos foi até a casa do pai e pediu a espingarda pra matar um bicho preguiça, quando o pai perguntou pelo pelo irmão, o assassino falou que o mesmo tinha ficado reparando a caça para não fugir, o pai inocente entregou a arma, Joel voltou ao local e disparou sem piedade no peito do seu irmão Juninho de 22 anos... O tiro foi fatal...

O Rio Pracuúba Miri está em pânico com o ocorrido...

Via Facebook Malaquias Castilho Castilho Junior

sexta-feira, 22 de junho de 2018

VEJA OS GOLS DO BRASIL CONTRA A COSTA RICA

BRASIL 2 X 0 COSTA RICA
GOLS DE PHILIPE COUTINHO E NEYMAR NOS ACRÉSCIMOS DO SEGUNDO TEMPO.

CLASSIFICAÇÃO:
BRASIL EM PRIMEIRO LUGAR COM 4 PONTOS E COM UM SALDO DE GOL MAIOR, EM SEGUIDA A SUÍÇA COM 4 PONTOS, TERCEIRO `SÉRVIA 3 PONTOS E JÁ FORA DA COPA A COSTA RITA COM DUAS DERROTAS.

quarta-feira, 20 de junho de 2018

Ponta de Pedras: Nasceu nesta quarta feira 20/06/2018 o primeiro bebê de parto cesárea

No nosso Centro cirúrgico que hoje já é uma realidade é um marco histórico para a saúde no Município. “parabéns a toda a equipe que trabalhou nessa cirurgia, que Deus ilumine vocês Para que salvem outras vidas Uma grande felicidade para o prefeito e para mim obrigada meu Deus” Falou a Primeira dama e Secretaria de Assistência Social Dona Alice Martins.A paciente deu entrada no hospital as 13hs , O RN estava com apresentação pélvica (primeiro sairia os pés) e sem dilatação a paciente estava com 40 semanas e a três dias com perda de liquido o procedimento cirúrgico começou as 14hs e o bebê nasceu ás 16:40hs. A criança Alefe Levi (peso 3,750) e sua Mae Erilene Cardoso Ferreira passam bem.

Equipe Medica:
Dr.Raimundo.
Técnicos Auxiliares: Edney,Marcia e Maria Nanay.
Enfermeira: Dra.Raymara.
“Como secretario quero agradecer a Deus por tudo da certo,parabenizar a equipe cirúrgica,diretora e todos os demais da secretaria de saúde que acreditaram nesse projeto e vem apoiando essa gestão. Sinto com o dever cumprido e agradeço ao prefeito Pedro Paulo Boulhosa ao vice prefeito Cicero Brito pela oportunidade e dizer que Ponta de Pedras está no caminho certo” Disse o secretario de Saúde Michel Garcia.
Prefeitura Municipal de Ponta de pedras
Governo que faz!
Adm: Pedro Paulo Boulhosa e Cicero Brito

Por, Ascom: Pmpp
Com informações da secretaria de saúde

MELGAÇO: HOMEM É PRESO SUSPEITO DE ESTUPRAR MENINA DE SEIS ANOS

Um homem foi preso suspeito de estuprar uma menina de seis anos no município de Melgaço, na Ilha do Marajó. A Polícia Civil divulgou a prisão nesta quarta-feira (20). Elinelson Ramos de Oliveira, de 24 anos, foi detido após depoimento da vítima. Segundo a polícia, a criança precisou passar por exame sexológico para comprovar a materialidade do crime.
 A denúncia chegou a delegacia do município, por meio de representantes do Conselho Tutelar, Acompanhados do assistente social, estavam a avó da vítima e a criança. Em depoimento ao Conselho Tutelar, a menina descreveu os abusos sexuais que vinha sofrendo de forma repetida em casa.

 "Após exame sexológico, restou comprovada a materialidade. Assim sendo, a equipe de Polícia Civil saiu em diligência durante todo o dia para localizar o suspeito", explicou o delegado Esli Gomes, responsável pelo caso. Por meio de investigações no local, a polícia identificou a casa em que o suspeito estava escondido. Após fazerem um cerco no local, os agentes conseguiram prender o suspeito. Elinelson foi conduzido para a delegacia do município. O suspeito prestou depoimento e confessou o crime. Segundo a polícia, agora ele está à disposição da Justiça.

Fonte: G1

Por, Marajó Notícias

Sessão extraordinária da Câmara municipal de Muaná desta quarta-feira, dia 20 de junho de 2018.

Na sessão extraordinária realizada hoje pela manhã, dia 20 de junho, na Câmara Municipal de Muaná, onde mais uma vez o cidadão conhecido por Coco fez denúncia contra o Prefeito Murilo Guimarães. 1° denúncia: (Está se omitindo até hoje o andamento da obra tipo C, pro-infância no interior em São Miguel do Pracuúba, que se encontrar paralisada por negligência, segundo o denunciante). Por 5 x 3 a denúncia foi arquivada por não ter dois terço de votos, por não haver provas contra o prefeito, e a defesa do prefeito apresentar e mostrar de forma clara que o mesmo até hoje luta na justiça para que a empresa responsável da obra devolva todo o dinheiro por não executar a obra que começou no mandato do ex-prefeito Raimundo Cunha, a denuncia cobra os 25% do prefeito atual e esqueceram os 50% da obra que o ex-prefeito não fez. 2° denúncia: (Ter feito o pagamento com recurso desta obra sem correspondente do andamento da obra, ou seja fez o pagamento, já que a execução da obra passou de 7% para 8% da execução física). Por 5 x 3 a denúncia foi arquivada, mais uma vez a defesa apresentou provas que a empresa que recebeu 25% para continuar a obra, como ela começou e parou novamente o prefeito foi a Brasília atrás do dono da empresa para que o mesmo pudesse terminar a obra, como a empresa não fez sua obrigação o prefeito Murilo cancelou o contrato e denunciou na justiça a mesma para que ela possa devolver o dinheiro da obra na Vila São Miguel.

Muaná e seu olhar Social: acompanhamento do Bolsa Família aproxima governo da população.

O descumprimento de um requisito na área da Educação ou Saúde pode significar que a família enfrenta dificuldades. Às vezes, é preciso ir além para promover o resgate da cidadania.

Muaná (PA) - Foi em um período de estiagem que, aos 16 anos, a paraense Elcione Amaral descobriu que estava grávida e parou de ir à escola. Por causa das ausências, o benefício do Bolsa Família que seus pais recebiam foi bloqueado. Esse poderia ser mais um caso de evasão escolar registrado durante o acompanhamento dos estudantes do programa, mas as equipes do Sistema Único de Assistência Social (Suas) precisam ter atenção redobrada.

No caso da jovem, o que os números não demostravam é que em pouco tempo ela teria sua vida transformada, tanto pela chegada não planejada de um filho, que exige cuidados 24 horas por dia, quanto pela acolhida da equipe da rede socioassistencial.

A jovem Elcione mora com a família em uma casa simples de madeira às margens do Rio Mamangaí, próximo à comunidade de Vila Valérias no alto Rio Atuá, no interior do município de Muaná (PA). Da janela, ela observa com seus olhos castanhos o vai e vem dos barcos enquanto cuida do filho, com a ajuda da mãe e da irmã. O pai de Elcione não estava no momento da entrevista, mas o tom da voz e a forma como ela se refere a ele revela uma mistura de carinho, inocência e respeito. Porém, foi outro sentimento, o medo, que a fez esconder a gravidez precoce.

Não contei ao papai porque fiquei assustada com a reação que ele poderia ter”, revela. A menina ocultou a gestação e não fez o pré-natal ou outro tipo de acompanhamento médico durante a gravidez. Com o nascimento do filho Jadson e a falta de apoio no próprio lar, ela precisou parar de ir à escola.

Hoje, o pequeno está com 2 anos e 9 meses, mas é um sobrevivente. Segundo a jovem mãe, isso se deve em parte ao fato de a equipe de acompanhamento familiar ter aparecido um dia em sua casa para verificar o porquê das faltas na escola. Com hidrocefalia, o bebê sequer passou por avaliação médica em seus primeiros meses de vida, mesmo precisando urgentemente de uma cirurgia para implantação de válvula de drenagem.

A adolescente conta que, logo após o nascimento, ele chorava dia e noite e sofria com as constantes convulsões. “Quando a equipe descobriu a gente aqui os profissionais conversaram comigo, foi aí que lutaram e conseguiram a cirurgia”, explica ela.

Acolhida
Devido à pobreza extrema e às dificuldades de distância da casa da família ribeirinha - cerca de seis horas de barco do centro do município -, o caso de Elcione só foi descoberto com a chegada da equipe. “O problema da frequência escolar dela gerou o descumprimento da condicionalidade de educação do Bolsa Família. Por isso, nós acabamos tendo que ir até sua residência para saber o motivo”, conta a secretária de Assistência Social de Muaná (PA), Andreza Maria Guimarães, uma das profissionais que participaram das primeiras visitas à família.

De acordo com Andreza, quando constatou-se a necessidade e carência da família, foi preciso agir para, da melhor maneira possível, ajudá-la. O trabalho em parceria com a equipe da Saúde permitiu que a cirurgia ocorresse. A atuação em rede é destacada pela secretária nacional de Assistência Social, Carminha Brant. Para ela, atuar em conjunto de forma intersetorial deve ser prioridade. “Ter essa capacidade de fazer a rede funcionar é fundamental para atender às necessidades das famílias e possibilitar que elas acessem outros direitos e serviços”, enfatiza.

Acompanhamento
Frequentar a sala de aula é um dos requisitos para crianças e adolescentes das famílias brasileiras que recebem o dinheiro do Bolsa Família, como era o caso de Elcione. De acordo com o secretário nacional de Renda de Cidadania, Tiago Falcão, os efeitos das condicionalidades previstas no programa nas áreas de Educação e Saúde são importantes porque esse acompanhamento permite ao governo federal visualizar a situação das famílias e oferecer um horizonte de possibilidades para a população.

“Participar do histórico educacional dos estudantes auxilia que, no futuro, eles tenham condições de estar em um patamar superior ao de seus pais no que se refere ao exercício de sua cidadania e, portanto, também no processo de inclusão econômica e social”, enfatiza o secretário.

Resultados
Aos poucos, o apoio das equipes está melhorando a qualidade de vida de Jadson e de todos na casa: o Bolsa Família dos pais de Elcione foi desbloqueado, ela passou a receber o próprio dinheiro, terminou os estudos e solicitou o Benefício de Prestação Continuada (BPC) para o filho.

Prefeitura de Muaná - Junto com o povo!

Leia mais!

sexta-feira, 15 de junho de 2018

São Sebastião da Boa Vista: Selo UNICEF, compromisso firmado na Veneza do Marajó.

Hoje, dia 15 de Junho, a Administração Municipal de São Sebastião da Boa Vista iniciou o compromisso social com o Selo Unicef, através da sua primeira reunião da comissão intersetorial (Foto da Comissão do Selo Unicef)

Vamos juntos garantir Direitos de Crianças e Adolescentes na Amazônia.

O que é o Selo UNICEF?
Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF voltada à redução das desigualdades e à garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Realizado em parceria com os municípios do Semiárido e da Amazônia Legal Brasileira, o Selo UNICEF
busca contribuir com o fortalecimento das políticas públicas direcionadas à infância e à adolescência, com o desenvolvimento das capacidades dos gestores municipais e com o estímulo à mobilização social e à participação dos adolescentes. Ao longo de sua trajetória, a metodologia do Selo UNICEF já gerou resultados importantes nos municípios participante em diversas áreas de políticas públicas, incluindo educação, saúde e assistência social.

Prefeitura de São Sebastião da Boa Vista -  Governo democrático, reconstruindo a nossa história.
Secretária de Assitência Social, Secretária Kewin Pyles.

Parabéns!, Prefeito Hilton Lima.

ESTUDANTE BOAVISTENSE REPRESENTA O PARÁ EM CONFERÊNCIA NACIONAL

Ana Dora, aluna da Escola Municipal Magalhães Barata vai representar São Sebastião da Boa Vista e o Estado do Pará na V Conferência Nacional Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente, que acontecerá em Sumaré. estado de São paulo.

A aluna defenderá o projeto: "Reaproveitando água da chuva e direcionando para novos caminhos na escola Magalhães Barata". A representante está acompanhada de responsável e da Diretora da escola Francideize Tavares Costa . O projeto está contando com o apoio técnico dos professores: Aércio Brabo, Charlielson Cardoso , Fabruno Lima e Jesimiel Amaral.

POR, ASCOM SSBV

sexta-feira, 8 de junho de 2018

Muaná: Exemplo a seguir, Parceria entre escola e secretaria de meio ambiente.

A escola de educação infantil Genésio dos Santos Martins desenvolveu uma atividade com seus alunos e funcionários da escola sobre a semana do meio ambiente.

Em decorrência dessa atividade a direção da escola fez o convite a SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE, para que a mesma disponibiliza-se alguém da educação ambiental para falar um pouco com os alunos sobre a importância das plantas para o meio ambiente.

Maynara Pimenta Nunes bióloga e técnica da SEMMA de Muaná, responsável pela educação ambiental, ''Dente as conversas que desenvolvi com eles estavam, como uma planta nasce, cresce e se desenvolve, qual a importância das árvores para nós seres humanos e para outros animais, as coisas boas que elas nos oferecem, frutas, verduras, legumes, o oxigênio que respiramos, a sombra fresca, etc... Atentei também sobre a importância de não se desmatar, não derrubar e nem queimar as árvores pelas inúmeras importância que elas têm''.

Os alunos fizeram perguntas também, como: porque algumas árvores são grandes e outras pequenas, se podemos comer todos os frutos, para que servem as raízes, o tronco, etc... deram exemplos de árvores que tem em suas casas e de plantas que eles já plantaram.

Prefeitura de Muaná - Junto com o povo!
Secretarias de meio ambiente e educação.

Por, Afinéias Marinho

2º INTERMUNICIPAL DE QUADRILHA JUNINA DE OEIRAS DO PARÁ

ATENÇÃO QUADRILHAS JUNINAS DO BAIXO TOCANTINS, MARAJÓ E OUTRAS REGIÕES, ESTÁ CHEGANDO O CONCURSO INTERMUNICIPAL DE QUADRILHAS JUNINAS. DATA: 13 DE JUNHO DE 2018 HORÁRIO: A PARTIR DAS 18H00 LOCAL: QUADRA DA ESCOLA TEREZINHA GUEIROS ATRAÇÕES: BANDA MUSIC SHOW, DJ DINYZ PRESSÃO E CIA DO SEU GIMICO FICOTRICO E MUITO MAIS. PROMOÇÃO: PREFEITURA MUNICIPAL DE OEIRAS DO PARÁ REALIZAÇÃO: SECRETARIA DE CULTURA, DESPORTO E TURISMO PREFEITO: DINALDO AIRES E SECRETÁRIO DE CULTURA DILAEL MARTINS.

quinta-feira, 7 de junho de 2018

Limoeiro do Ajurú: No interior do Pará, médica usa o teatro para levar ações de saúde à população

Assim que todos tomam assento na sala de espera da unidade do Estratégia Saúde da Família (ESF), entram em cena os artistas do grupo de teatro Máscara Branca, que surpreendem uma animada plateia formada por homens, mulheres, idosos e crianças. O palco do espetáculo fica em Limoeiro do Ajuru, município com 27.760 habitantes, no nordeste do Pará, que convive com problemas de saúde comuns no interior do estado.
Aliado aos problemas estruturais como a falta de saneamento básico e água potável, a dificuldade de acesso à informação por parte dos moradores dificulta ainda mais as ações da equipe do programa Estratégia Saúde da Família, criado para levar atendimento de atenção básica à população. A introdução do grupo de teatro no acolhimento à comunidade foi a saída encontrada pela médica Mônica Coelho Rodrigues para superar a resistência da população, especialmente, dos idosos, às ações de acompanhamento e combate a doenças como diabetes, hipertensão arterial, artrite reumatoide, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), entre outras comuns na região.
Formada em 2000 pela Universidade Estadual do Pará (Uepa), Mônica desde cedo manifestou o desejo de trabalhar com comunidades ribeirinhas. Assim que saiu da Universidade, caiu em campo e rumou para o município de São Sebastião da Boa Vista, na ilha do Marajó, onde começou a atuar em clínica geral, no atendimento principalmente a crianças e idosos. De lá pra cá já são 18 anos de estrada, e um acúmulo de experiência em oito municípios do Pará, Maranhão e Tocantins.
A paixão pelo trabalho com as comunidades ribeirinhas acenderam na jovem médica o alerta sobre a necessidade de lançar mão de outros instrumentos, além do estetoscópio, para levar as mensagens de saúde àquelas populações. Foi assim que surgiu a parceria com o teatro. O grupo Máscara Branca, que se originou do Papa Manga, de São Sebastião da Boa Vista, passou a fazer parte das ações de acolhimento coordenadas por Mônica no interior desde 2004, ainda em São Sebastião, e está presente até hoje nos municípios onde a médica trabalha.
Em Limoeiro, a parceria segue se revelando um sucesso:
“A GENTE RECEBE AS INFORMAÇÕES DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE SOBRE A NECESSIDADE DE ESTIMULAR OS MORADORES A FAZEREM O ACOMPANHAMENTO DA SAÚDE, O CONTROLE DO DIABETES E PRESSÃO ARTERIAL. ELES SÃO MUITO RESISTENTES A FAZER O CONTROLE”, EXPLICA A MÉDICA, QUE SABE QUE NA ATENÇÃO BÁSICA É ONDE SE DISSIPAM 80% DOS PROBLEMAS DE SAÚDE. QUANDO A ATENÇÃO BÁSICA NÃO É RESOLUTIVA, O PACIENTE ACABA NA ATENÇÃO SECUNDÁRIA OU TERCIÁRIA, OU SEJA, AS EMERGÊNCIAS E INTERNAÇÕES. E É PARA EVITAR ESSE QUADRO QUE O PESSOAL DO TEATRO É ACIONADO.
Nos dias que se seguem às apresentações, a unidade lota de pessoas em busca de consultas e pais levando crianças para atualizar vacinas. As despesas com o cachê dos artistas ficam por conta da Prefeitura, mas a médica se encarrega de contratar pessoas da comunidade para fazer a documentação do evento, como filmagem e fotografia.
“AS PESSOAS HOJE QUEREM NOVIDADES, AÇÕES MAIS DINÂMICAS”, DEFENDE MÔNICA QUE SE DESDOBRA EM UMA ROTINA PESADA.
  
Ao longo do mês, permanece dez dias na sede do município e outros dez na zona rural, onde coordena a equipe do programa Estratégia Saúde da Família Ribeirinho, no rio Japiin Grande. O local serviu de inspiração e fonte de pesquisa para o trabalho de conclusão de uma pós-graduação, em fase de conclusão, na Faculdade Gaúcha (FG): O tratamento e a qualidade da água para prevenção das diarreias agudas em crianças menores de cinco anos no rio Japiin Grande (Limoeiro do Ajuru-Pará). “Pretendo chamar atenção para a necessidade de políticas públicas voltadas a essas comunidades”, ressalta.
Entre o trabalho duro no interior e os estudos, Mônica dedica os outros dez dias que lhe restam aos cuidados da família: as duas filhas, que ficam em Belém com os avós e o marido, também estudante de medicina. “É muito gratificante voltar para casa com a certeza do dever cumprido. Tenho certeza de que esse trabalho me fortalece e me ajuda a dar bons exemplos em casa”, afirma. Sem dúvida, a dra. Mônica Rodrigues inspira muita gente e é um exemplo de profissional que honra a medicina.
Fonte: Sindmepa

quarta-feira, 6 de junho de 2018

Tragédia anunciada: garoto morre eletrocutado em trapiche no Marajó para salvar colega

Uma tragédia anunciada: assim definem os moradores de São Sebastião da Boa Vista, no Arquipélago do Marajó, sobre a morte de um garoto de apenas 13 anos de idade, que foi eletrocutado ao encostar em na balsa que recebe reparos do Hidroviário municipal, no final da manhã desta quarta-feira (6).

Segundo testemunhas, 4 garotos  foram pular no rio, após uma aula de Educação Física,  eles não sabiam que ali estava acontecendo uma "manutenção" na balsa, um dos meninos que se chama Warley pulou primeiro na água e então ele pegou choque, vendo isso o outro menino que se chamava Rilck tentou ajudar seu amigo mas a energia/carga acabou passando para ele, então o menino no qual pulou primeiro (Warley) conseguiu escapar, e o Rilck recebeu descarga elétrica e faleceu.

Os moradores culpam a Prefeitura do município pela tragédia, já que não há nenhum aviso de perigo na área em que a balsa estava sendo recuperada.

(DOL com informações de Marcos Onias/RBATV)

terça-feira, 5 de junho de 2018

31º FESTIVAL DO CAMARÃO EM OEIRAS DO PARÁ, DIAS 13, 14 E 15 DE JULHO DE 2018

A CIDADE MARAVILHOSA DE OEIRAS DO PARÁ, REALIZA NOS DIAS 13, 14 E 15 DE JULHO, SEXTA, SÁBADO E DOMINGO A 31º EDIÇÃO DO FESTIVAL DO CAMARÃO.

ATRAÇÕES: RAIMUNDOS, PARANGOLÉ, CABARÉ DO BREGA, THIAGO COSTA, VIVIANE BATIDÃO, BANDA PEROLA NEGRA, BANDA HALLEY, BANDA KAWÊ, ARTHUR E JAQUELINE E CLASSIC ROCK APOLLO18.

PROMOÇÃO E REALIZAÇÃO: PREFEITURA MUNICIPAL DE OEIRAS DO PARÁ, SECRETARIA DE CULTURA DESPORTO E TURISMO E PF.

SUSPEITO DE COMETER CRIME EM MUANÁ É PRESO COM AÇÃO RÁPIDA DOS MILITARES DA 20ª CIA

Numa ação rápida dos militares da 20ª Cia Independente de Muaná, foi possível localizar e prender o indivíduo acusado por um roubo seguido de tentativa de homicídio, na tarde desta segunda feira 04, no centro da cidade. 

Aleandro Santos Belo, 32 anos, originário da cidade de Anajás, também na ilha do Marajó, foi localizado momentos após ter cometido o crime, quando se preparava para cortar o cabelo. 
Com ele, os militares encontraram um celular LG e a quantia de R$ 1.861,00 reais subtraído da vitima, além de ter sido encontrado em sua residência a faca, camisa e o boné que havia sido usado no assalto. 
O crime foi cometido contra, Aurieli da Silva Teixeira, 24 anos, agente de vendas de apostas. Ela estava trabalhando no momento do ataque, por volta das 14h, quando sofreu fortes agressão na área do rosto e foi gravemente lesionada por uma faca na região do pescoço, em golpe profundo, provocando grande perda de sangue e colocando em risco sua vida. 

A vitima encontra se hospitalizada em Muaná, em estado grave, aguardando remoção para Belém, o que não foi possível na tarde de ontem devido ao mal tempo na capital, que impediu a decolagem da aeronave.

Segundo a polícia, há indícios de que uma segunda pessoa tenha participado do assalto, mas ela ainda não foi identificada.

A população pode colaborar com as investigações, repassando informações para o
número 98407-7151 (WhatsApp).

Por, Dário Pedrosa Marajo 

sexta-feira, 1 de junho de 2018

Audiência publica com a Superintendência do Patrimônio da União em Muaná

Na manhã desta sexta-feria, dia 01 de Junho de 2018, aconteceu no Barracão de São Francisco a audiência publica com a Superintendência do Patrimônio da União (SPU), atendendo ao pedido do Prefeito municipal Murilo Guimarães, SPU veio ao município para regulaizar e esclarecer alguns fatos que ocorreran no passado como cadrastro e combranças indevidas por algumas pessoas para fornecer o tal documento. Flávio representante legal do SPU fala de sua vinda ao município, ''Estamos aqui em Muaná juntamento com o poder público municipal, cumprindo uma determinação judicial que solicita que a SPU faça uma revisão nos documentos expedidos na ilha do Marajó em especial em Muaná, devido aos grandes conflitos gerados entre particulares e ribeirinhos, verificar a procedência desses documentos emitidos de posse dos ribeirinhos e após fazer essa avaliação, retitificar os documentos legais e posteriormente garantir o direito de cidadania aqueles que tem direito ao documento no município''. Prefeito Murilo Guimarães fala da vinda do SPU em Muaná, ''Pra nós é uma satisfação imensa está recebendo aqui no dia 01 de Junho, o superintendência do patrimônio da união no estado do Pará, nos tivemos muitos problemas com um passado recente aqui no município com pessoas que não souberam desenvolver esse trabalho, que é principalmente o cadrastro dos ribeirinhos para que tenham acesso a taus, que é o termo de autorização de uso sustentável de uma área predeterminada onde eles já residem alguns anos. Então isso gerou no município conflitor, coisa que não fazia parte do cotidiano do povo de Muaná, hoje a SPU vai fazer um trabalho diferenciado, nós vamos ter um termo de cooperação assinado junto com eles, a prefeitura vai destaca a secretaria de agricultura, secretaria de pesca, secretaria de meio ambiente, secretaria de assistência social e a secretaria de obras''. O trabalho que será feita com a parceria da prefeirtura, secretarias e SPU para que os direitos dos cidadãos ribeirnho possa ser respeitado. Prefeitura de Muaná - Junto com o povo!