Gestores, técnicos e diretores de escolas estaduais de Breves, na Ilha do Marajó, se encontram nos próximos dias 08 e 09 de agosto para debater os desafios da aprendizagem nas escolas públicas do Estado. O debate ocorre por ocasião do I Encontro Regional de Educação do Pará, promovido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc). O evento tem como tema "Os desafios da educação pública paraense e a garantia do direito de aprender".
A agenda com os educadores acontece desde maio por regiões, já tendo percorrido os municípios de Marabá, Santarém, Bragança e Belém. Agora será a vez da região do Marajó discutir a liderança que deve exercer para implementar uma agenda de aprendizagem específica para os municípios. "Este encontro faz parte do movimento 'Educa Pará' que discute os desafios para a requalificação das políticas públicas para uma educação inclusiva, a partir de laços colaborativos e com a participação de todos os setores da sociedade", explica a secretária de estado de educação, professora Leila Freire.
Participam ainda do evento os prefeitos e secretários municipais de educação dos municípios de Afuá, Anajás, Bagre, Breves, Cachoeira do Arari, Chaves, Curralinho, Gurupá, Melgaço, Muaná, Oeiras do Pará, Ponta de Pedras, Portel, Salvaterra, Santa Cruz do Arari, Soure e São Sebastião da Boa Vista.
Durante o encontro serão apresentados os desafios e feitas análises sobre de que forma é possível melhorar o atual cenário educacional do Estado. Com índices negativos no ensino, o Pará ocupa a quinta posição entre os estados com maior evasão escolar, além de ser o penúltimo estado brasileiro no ranking do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).
O foco do debate é apresentar e caracterizar o cenário educacional paraense, a fim de circunscrever os municípios no cenário nacional, estadual e regional, suscitando reflexões, proposições e estabelecer laços de colaboração entre os entes, em torno dos desafios a serem pactuados, a partir do Caderno de Evidências 2019, que será apresentado pela Seduc durante o evento.
Aos municípios, serão apresentados elementos e entraves à qualidade do ensino e, ao final, os educadores definirão os desafios a serem superados. Nas regionais os principais desafios eleitos até o momento são combate a evasão escolar, proficiência escolar na idade certa e redução na distorção entre idade e série.
Fonte: Agência Pará
Nenhum comentário:
Postar um comentário