terça-feira, 26 de março de 2024

Projeto FNDE Chegando Junto no Marajó nos municpios marajoaras.


O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) estará, nesta quarta-feira, 27, em uma ação direcionada para revitalizar a educação básica pública na região do Marajó (PA). Trata-se do projeto FNDE Chegando Junto, que busca, de forma integrada, levar assistência técnica e monitoramento a essa região, com foco no fortalecimento dos programas e ações educacionais. Aos municípios do Marajó.

Planejada para ocorrer de março a novembro de 2024, a primeira fase do projeto se destaca por sua abordagem coletiva, engajando gestores, técnicos das secretarias de educação, educadores e a comunidade escolar no processo de melhoria da qualidade do ensino.

A presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba, vai explicar que as áreas selecionadas para receber o projeto foram identificadas como locais de baixa adesão aos programas educacionais oferecidos pela autarquia, necessitando de uma intervenção estratégica para reverter essa realidade. “Esperamos que, ao final do projeto, os municípios do Estado do Amapá e aqueles integrantes da Região do Marajó possam ter maior adesão a todas as transferências legais e discricionárias ofertadas pelo governo federal, por meio do FNDE”, disse.


O FNDE Chegando Junto é um esforço para superar barreiras físicas e sociais, implementando melhorias em todos os programas e ações da autarquia, desde o Plano de Ações Articuladas (PAR), obras escolares, Fundeb e prestação de contas até livro e material didático, alimentação escolar e transporte de estudantes. O projeto se apresenta como uma ponte para reduzir desigualdades e promover a educação de qualidade como um direito acessível a todos, independentemente da localização geográfica.

“Este projeto marca o início de uma nova fase na educação básica pública no Amapá e na região do Marajó, abrindo caminho para um futuro em que o acesso à educação de qualidade será uma realidade para todos”, completou Fernanda Pacobahyba.


Fonte: https://www.gov.br/fnde

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