História de S.S. da Boa Vista

AV. PRESIDENTE VARGAS
Av.Presidente Vargas
No ano de 1758, Francisco Xavier de Mendonça Furtado, presidente da Província, concedeu o predicamento de freguesia, sob a invocação de São Sebastião. Perdeu tal categoria em época desconhecida, sendo anexado à freguesia de São Francisco de Paula, pertencente ao município de Muaná.

matriz
Igreja Matriz
Em 1868, através da Lei nº 584, de 23 de outubro, voltou a possuir o título de freguesia de São Sebastião da Boa Vista.
Em 5 de abril de 1872, através da Lei nº 707, foi-lhe concedida a categoria de vila, criando-se, assim, o Município, que foi instalado a 7 de janeiro do ano seguinte, sob a presidência de Possidônio Rodrigues de Manfredo, juramentado perante a Câmara de Curralinho.
A lei nº 944, de 18 de agosto de 1879, suprimiu lhe a categoria de vila, extinguindo o Município que, no ano seguinte com a Lei nº 963, de 8 de março, foi restaurado e sua reinstalação acontecendo em 7 de janeiro de 1881.
São Sebastião da Boa Vista continuou sofrendo pressões dos meios oficiais e, com a Lei nº 1.084, de 6 de novembro de 1882, teve seu território extinto, ficando, assim, até o advento da República, embora a Lei nº 1.399, de 5 de outubro de 1889, o houvesse restaurado, continuou, entretanto sem Ter sido instalado.

Em 1922, o município de São Sebastião da Boa Vista voltou a ter seu território incorporado ao de Muaná, através da Lei nº 2.116, de 3 de novembro e, em 30 de dezembro de 1943, com o Decreto nº 4.505, o Município foi reinstalado.
O Município de São Sebastião da Boa Vista, é também conhecido como a “Veneza do Marajó”, devido aos igarapés que cortam a cidade e são utilizados como vias de acesso para passeios, trabalho dentre outros, ou seja, pode-se trafegar pelo interior do município de canoa ou outro transporte similar e assim conhece-lo mais profundamente.
Sua economia encontra-se ligada diretamente com o extrativismo, agricultura e criação de animais. Porém é necessário se objetivar que a extração do Açaí, é a maior fonte de renda dos ribeirinhos do interior dessa localidade.

Fonte: http://www.pmssbv.pa.gov.br/o-municipio/historia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário