quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

SAÚDE: Ligação do Zika com microcefalia está mais forte, afirma diretora da OMS

REPÓRTER: A diretora-geral da Organização Mundial da Saúde, Margaret Chan, visitou nesta quarta-feira, a cidade do Recife em Pernambuco, estado com o maior número de casos de microcefalia no Brasil. Durante a visita, a líder da OMS afirmou que as evidências da associação entre o vírus Zika e a má-formação de bebês estão ficando cada vez mais claras.

Margaret Chan, diretora-geral da OMS

“A relação causal entre a infecção por vírus Zika e todos esses problemas neurológicos não estavam claros. Mas, nas ultimas semanas, a evidencia fica cada vez mais forte graças ao trabalho de vocês e de outros países.”

REPÓRTER: Margaret Shan, afirmou durante visita ao Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira, o IMIP, centro de referência para atendimento a gestantes com Zika e bebês nascidos com microcefalia, que o Brasil não está sozinho na luta para erradicar o mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus Zika, da dengue e do chikungunya. O Ministro da Saúde, Marcelo Castro, acompanhou a diretora da OMS durante a visita ao Recife. Mais tarde, no Rio de Janeiro, durante coletiva de imprensa, Marcelo Castro afirmou que o Brasil sabe a importância e a responsabilidade que o país tem na pesquisa e no tratamento do vírus.

Ministro da Saúde, Marcelo Castro

“Nós temos uma responsabilidade muito grande com o estudo desses casos de diagnósticos precisos, com desenvolvimento e tratamento, desenvolvimento de vacinas. Porque isso vai ser útil não só para nós, mas com toda a certeza para toda a humanidade.”

REPÓRTER: De acordo com o último boletim divulgado pelo Ministério da Saúde, em todo o Brasil, mais de quatro mil e 100 casos notificados como microcefalia estão sendo investigados. Até agora, foram confirmados 583 casos de microcefalia e outras alterações do sistema nervoso, sugestivos de infecção congênita em recém nascidos.


Reportagem, João Paulo Machado

Câmara aprova redução de 10% no salário de Dilma e ministros

A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta quarta-feira, 24, Projeto de Decreto Legislativo (PDCO) que reduz em 10% os salários da presidente da República, Dilma Rousseff, do vice-presidente Michel Temer e seus ministros. Com o texto, os salários caem de R$ 30.934,70 mensais para R$ 27.841,23 por mês.
O projeto só foi colocado em votação depois que reportagem publicada pelo Estado mostrou que, passados quatro meses, a promessa de Dilma de reduzir os salários não havia saído do papel. Além disso, dos 3 mil cargos comissionados que o governo cortaria, apenas 528 foram extintos até agora. O Ministério do Planejamento afirmou que a medida está em curso e sendo feita de maneira gradual e que, para esta semana, há previsão de publicação de decretos com redução de aproximadamente mais 140 cargos.
A oposição não poupou a presidente de críticas. "Dilma, nem de graça o Brasil quer você", bradou o deputado Domingos Sávio (PSDB-MG). "Quem achar que o governo está fazendo demagogia que vote contra", rebateu o líder do governo, José Guimarães (PT-CE).
Anunciada em 2 de outubro, durante a reforma ministerial, a medida foi encaminhada ao Congresso sob a forma de uma mensagem presidencial três dias depois. Na primeira instância pela qual precisava passar, a Comissão de Finanças e Tributação da Câmara, o parecer por sua aprovação só foi apresentado pela relatora Simone Morgado (PMDB-PA) em 16 de novembro e aprovado no colegiado no dia 9 de dezembro.
A mensagem presidencial transformou-se, então, em um projeto de decreto legislativo, que precisaria ser apreciado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), onde chegou no dia 15 de dezembro.
Na semana seguinte o Congresso entrou em recesso e o relator da CCJ só foi designado no dia 29 de janeiro. O nome escolhido foi deputado Décio Lima (PT-SC) que, procurado pelo Estado, não sabia da indicação. "Eu não estou sabendo que sou o relator. Se fui designado relator, ainda não fui informado", afirmou.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

PARÁ: Justiça combate violência sexual

REPÓRTER: A estudante Maria Alice, hoje com 20 anos de idade, faz parte de um grande número de mulheres que sofreram violência sexual cometido, quase sempre, por parentes. Maria Alice ficou grávida aos 14 anos de idade após ser abusada sexualmente pelo próprio tio.

 Estudante Maria Alice: “Eu tinha 11 anos, quando eu fiz 12 anos, descobri que estava grávida de um tio de sangue. Minha mãe saia para trabalhar, meu pai trabalhava também, meus irmãos saiam para escola de tarde e os outros trabalhavam também. Então só ficava eu mesma”.
    
REPÓRTER: De acordo com a Vara de Crimes contra Crianças e Adolescentes de Belém, a maioria dos casos de abuso sexual não ocorre uma única vez, mas persiste e acontece de forma sistemática ao longo dos anos. Por essa razão, se faz necessário, sempre que existir uma suspeita de abuso sexual, fazer uma investigação, como explica a juíza Mônica Maciel.
   
Juíza Mônica Maciel: “O quanto antes de identificar esses sinais da violência, melhor para reverter o quadro, mas qualquer dificuldade procurar diretamente as autoridades e levar ao conhecimento pra verificar, é claro que nem toda mudança comportamental significa necessariamente que está sendo vitima de violência dentro de casa ou em alguma oura situação, mas a investigação é necessária que seja feita esse investigação.”
  
REPÓRTER: Segundo a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, a cada hora quase três denúncias de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes foram registradas no País ao longo de 2014. O registro foi feito pelo Disque 100, serviço gratuito de denúncia por telefone do governo federal. Boa parte dos abusos sexuais contra crianças e adolescentes ocorre dentro do ambiente familiar, ressalta a juíza Mônica Maciel.
 
Juíza Mônica Maciel:  “Nós observamos que a maioria dos casos de violência contra crianças e adolescentes ocorre no ambiente intra familiar, tendo como autores as pessoas que são de confiança dessa criança, desse adolescente e que tem o dever, tem a obrigação de estar protegendo, mas que acaba colocando essa criança, esse adolescente em situação de risco.”
  
REPÓRTER: Em 2014, o Disque 100 registrou uma queda na quantidade de denúncias de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes em relação ao ano anterior. A redução foi de 28% nas queixas de abuso e de 25% nas de exploração. Qualquer pessoa pode denunciar crimes contra crianças e adolescentes por meio do Disque 100, que é um serviço de proteção de crianças e adolescentes com foco na violência sexual.
  

Reportagem, Storni Jr.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

'Bola de fogo' explode sobre Atlântico a mil quilômetros da costa do Brasil

O maior meteoro já visto desde o que atingiu a cidade russa de Chelyabinsk há 3 anos entrou na atmosfera da terra sobre o oceano Atlântico – perto do Brasil.
O evento, que só foi divulgado agora, ocorreu às 11h55 do dia 6 de fevereiro.
Ao queimar-se na atmosfera, a rocha espacial liberou o equivalente a 13 mil toneladas de TNT.
Esse é o evento mais grandioso do gênero desde o ocorrido em Chelyabinsk, em 15 de fevereiro de 2013. O meteoro que atingiu a região liberou 500 mil toneladas de TNT.
Mais de mil pessoas foram feridas na ocasião – a maioria atingidas por estilhaços de vidro de janelas.
Costa brasileira
Já a bola de fogo sobre o Atlântico provavelmente passou despercebida. Ela se desintegrou a cerca de 30 quilômetros sobre a superfície do mar, a 1000 quilômetros da costa brasileira.
A Nasa listou o acontecimento em uma página de internet que relata a ocorrência de meteoros e bolas de fogo.
Cerca de 30 pequenos asteroides (que medem entre 1 e 20 metros) entram na atmosfera da Terra anualmente, segundo pesquisas científicas.
Como a maior parte da superfície terrestre é coberta por água, maioria deles cai nos oceanos e não afeta áreas habitadas.

MARAJÓ: Audiência pública discute direitos da Criança e do Adolescente

REPÓRTER: Orientar, estimular denúncias e combater crimes de natureza sexual e de exploração de mão de obra infantil são alguns dos assuntos programados para o Fórum da Comarca de Portel, no Marajó, no próximo dia 24, durante a audiência pública “Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e o Trabalho Infantil no município de Portel”. Na ocasião, autoridades e representantes da sociedade civil vão debater sobre estratégias de combate a essa forma de violação dos direitos da criança e do adolescente. A população será informada, entre outros assuntos, sobre o papel do Conselho Tutelar e demais órgãos de proteção, explicação acerca das medidas judiciais e extrajudiciais cabíveis. O encontro é aberto a todos os representantes da rede de proteção de crianças e adolescentes da cidade, assim como a qualquer pessoa da sociedade civil interessada no assunto. O evento, coordenado pelo promotor de justiça André Cavalcante de Oliveira, vai contar ainda com a participação de autoridades do Judiciário, Delegacia de Polícia Civil e Militar, Ordem dos Advogados do Brasil, Prefeitura de Portel e Câmara de Vereadores, além de conselheiros tutelares, educadores, representantes de pastorais e de várias instituições religiosas.    


Com informações da coordenadoria de imprensa do TJPA, reportagem, Storni Jr. 

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

LAVA JATO: Justiça decreta prisão de marqueteiro das campanhas de Lula e Dilma

Reprodução/Vimeo
REPÓRTER: O marqueteiro das campanhas eleitorais do ex-presidente Lula e da presidente Dilma Rousseff, João Santana, teve prisão temporária decretada pela Justiça. Essa é a vigésima terceira etapa da Operação Lava Jato conduzida pelos delegados da Polícia Federal. Ao todo a Justiça expediu oito mandatos de prisão. João Santana é acusado de ter recebido pagamento ilegais em contas secretas no exterior. A suspeita dos delegados da Polícia Federal é que, o dinheiro nas contas secretas de João Santana seja de serviços eleitorais prestados ao PT e pagos pela empreiteira Odebrecht. João Santana ainda não foi preso. A assessoria do marqueteiro informou que ele está no exterior. Na mesma operação, a PF esteve nos escritórios da Odebrecht, em São Paulo. O ex-presidente da empreiteira, Marcelo Odebrecht é réu na Lava Jato e está preso em Curitiba desde junho do ano passado.
Reportagem, Cristiano Carlos 

FONTE: AGÊNCIA DO RÁDIO

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

SAÚDE: 40,9% de imóveis já foram vistoriados em mobilização nacional contra Aedes Aegypt, segundo ministério da Saúde

REPÓRTER: No combate ao mosquito Aedes Aegypt, quase 41 por cento dos imóveis brasileiros já foram vistoriados por agentes comunitários de Saúde e militares das Forças Armadas. O número equivale a quase 27 milhões e meio de domicílios, prédios públicos, comerciais e industriais. Além da dengue, foi descoberto que o mosquito transmite também a chicungunya, e o zika, que, segundo o ministério da Saúde, está relacionado a mais de três mil e noventos casos suspeitos de microcefalia. Desde então, o ministério tem mobilizado profissionais para eliminar todos os criadouros do mosquito. O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Antônio Nardi, afirma que a melhor alternativa, no momento, é eliminar todos os recipientes que possam juntar água parada.

Antônio Nardi - secretário de Vigilância em Saúde

“Se hoje nós não temos vacina, se hoje nós não temos algo de concreto e efetivo diferente de tudo o que tem sido feito até hoje no controle e no combate ao vetor, o mosquito Aedes aegypti, o mais efetivo neste momento é a eliminação de todo e qualquer recipiente que possa juntar água parada e proliferar o mosquito Aedes aegypti.”

REPÓRTER: Em relação ao balanço feito no último dia 12, houve um aumento de 15 por cento, no número de imóveis visitados pelos profissionais da saúde e Forças Armadas. A região que teve o maior número de casas vistoriadas foi a Nordeste. No estado da Paraíba restam menos de 10 por cento dos imóveis. No Piauí, quase 81 e meio por cento foi alcançado pela mobilização. E Sergipe teve 75 e meio por cento de estabelecimentos vistoriados. Durante as visitas, foram encontrados mais de novecentos e oitenta mil imóveis com focos do mosquito. O número representa três vírgula 77 por cento do total. O ministro da Saúde, Marcelo Castro, explica que somente com a ajuda de todos é possível eliminar todos os focos e criadouros do mosquito.

“É imprescindível que essa força conjunta, governo e sociedade, unidos, para eliminar os focos do mosquito. E não é muito! Basta que cada família dedique 15 minutos, uma vez por semana para destruir todos os criadouros de mosquito. E é essencial que todos estejam envolvidos nesta ação porque se 99 fizerem e um não fizer, aquele que não fez pode estragar o serviço de todos que fizeram.”

REPÓRTER: De acordo com o Ministério da Saúde, a melhor forma de combater o Aedes Aegypt é não deixar o mosquito nascer. Desde dezembro, mais de 300 mil agentes de combate às endemias, agentes comunitários de saúde e militares têm reforçado o enfrentamento de casa em casa. Além disso, desde o dia primeiro de fevereiro, o governo autorizou a entrada forçada de agentes públicos, em locais que estejam abandonados.
  

Reportagem, Sara Rodrigues

PARÁ: Justiça afasta prefeito e secretário de saúde de Magalhães Barata

O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), por meio do procurador de Justiça Nelson Pereira Medrado, coordenador do Núcleo de Combate a Improbidade Administrativa e Corrupção (NCIC) e da promotora de Justiça Brenda Corrêa Lima Ayan, obteve medida liminar do Poder Judiciário que concedeu afastamento preventivo de cargo do prefeito municipal de Magalhães Barata, nordeste paraense, Raimundo Faro Bittencourt, e do secretário municipal de saúde, Raimundo Marques da Silva, por irregularidades em licitações municipais, como desvio de dinheiro público, enriquecimento ilícito, uso de bens públicos para interesses particulares, dentre outros. A Ação Cautelar decorre de Inquéritos Civis que investigam, desde 2014, irregularidades em contratação de carros para transportes de passageiros e fretes em geral para a Prefeitura Municipal de Magalhães Barata com o uso de recibos falsos e superfaturamento, desvio de dinheiro público e violação de diversos princípios da administração pública. A medida foi concedida pela Justiça e é resultado de Ação Cautelar preparatória à Ação de Improbidade Administrativa, ajuizada pelo MPPA em dezembro de 2015.
  
Com informações do Ministério Público do Pará, reportagem, Storni Jr. 

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Prefeito e secretário de saúde de São Sebastião da Boa Vista, estiveram no gabinete do vice ministro do trabalho e previdência Claúdio Puty.

O Prefeito Getúlio Brabo de Souza e o secretário de Saúde José Raimundo Farias, estiveram no gabinete do vice ministro do trabalho e previdência Claudio Puty.
Para agradecer o apoio do então deputado Federal que liberou emendas na área da saúde em 2012 e 2015 e convidar o ministro para a festa de aniversário do município em 05 de Abril de 2016. O ministro confirmou presença e vai em missão institucional para visitar a agência do INSS do município.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

INAUGURAÇÕES PELO INTERIOR DE SÃO SEBASTIÃO DA BOA VISTA, DIA 13 DE FEVEREIRO DE 2016

O GOVERNO MUNICIPAL DE SÃO SEBASTIÃO DA BOA VISTA ATRAVÉS DAS SECRETÁRIAS DE ADMINISTRAÇÃO, EDUCAÇÃO E SAÚDE, CONVIDA VOSSA SENHORIA E FAMÍLIA PARA O ATO DE ENTREGA DE OBRAS NA COMUNIDADE ARACAIERU, NO RIO PRACUÚBA MIRI, NA OPORTUNIDADE SERÃO ENTREGUES À COMUNIDADE:
1º TRAPICHE DE DESEMBARQUE, CALÇAMENTO DE ACESSO, ELETRIFICAÇÃO E CASA DE FORÇA.
2º PRÉDIO DA ESCOLA MANOEL RAIMUNDO PINHEIRO.
3º UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DO ARACAIERU
DATA DA INAUGURAÇÃO: 13 DE FEVEREIRO DE 2016.
HORÁRIO: 08H00 HORAS DA MANHÃ.
NA OCASIÃO SERÃO OFERECIDOS SERVIÇOS DE ATENDIMENTO MÉDICO, DENTISTA, VACINAÇÃO, EMISSÃO DE CARTÃO SUS, EMISSÃO DE PRIMEIRA VIA DE DOCUMENTOS, CORTE DE CABELOS, MANICURE E ATUALIZAÇÃO E CADASTRO DO BOLSA FAMÍLIA.
CONTO COM SUA PRESENÇA E DIVULGAÇÃO.

CORDIALMENTE
Getulio Brabo de Souza
Prefeito Municipal.