quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

Hospital Regional incentiva o cuidado com a saúde mental no Marajó

Referência em assistência de média e alta complexidade, o Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves, no sudoeste marajoara, aderiu ao movimento nacional “Janeiro Branco” para colaborar com a campanha e chamar atenção da população do arquipélago do Marajó sobre a importância de cuidar não apenas da saúde física, mas também, do bem estar mental, por meio de repasse de informações para colaboradores, usuários, acompanhantes e a comunidade.

As ações são realizadas desde o início do mês com palestras e distribuição de material sobre o tema nas áreas de atendimento do ambiente hospitalar. Segundo a psicóloga do HRPM, Fabrina Galucio, a campanha foi criada em 2014, por psicólogos brasileiros e o mês de janeiro escolhido propositalmente para a campanha, por conta da chegada de um novo ano. “No início de cada ano, as pessoas têm a sensação de recomeço, novos planos e novo estilo de vida. Então, a data foi pensada também para que as pessoas comecem o ano pensando em sua saúde mental”, explicou.

De acordo a Organização Mundial da Saúde (OMS) estar mentalmente saudável possibilita que a pessoa consiga desempenhar melhor suas habilidades e lidar com as inquietudes da vida, assim como trabalhar de forma mais produtiva e contribuir de forma mais eficiente para a sua comunidade.

Com um dos maiores índices de ansiedade e depressão do mundo, o Brasil ocupa hoje o 8º lugar em incidência de suicídios. Para colaborar na prevenção das doenças mentais, o HRPM estenderá a campanha até o final do mês de janeiro. Para a diretora executiva do HRPM, a administradora Rejane Xavier, a mobilização só vem somar e é de extrema importância para todos. “Nosso objetivo é sensibilizar a comunidade local. É importante ter controle do equilíbrio emocional no nosso cotidiano e cuidar da própria saúde para mobilizar o maior número possível de pessoas, quanto aos mitos e preconceitos que ainda existem sobre a temática e que impedem, em muitas ocasiões, desfechos que poderiam ser evitados somente pelo fato de poder falar e ser ouvido”, observou, destacando que o hospital está aberto a parcerias para disseminar essas orientações a instituições interessadas.

Ao prestar assistência de média e alta complexidade, o HRPM realizou, no decorrer dos últimos oito anos, 14.085 atendimentos no serviço de Psicologia. “Aproveitamos o mês para conscientizar e sensibilizar a população que adoece a cada ano com maior intensidade. Devemos falar de saúde mental e possibilitar um acompanhamento adequado, mostrando que quem cuida da mente, cuida da vida”, ressaltou a psicóloga Fabrina.

As orientações e palestras continuarão sendo realizadas todas as quartas-feiras, durante o mês de janeiro, com o objetivo de alertar sobre a importância de cuidar da saúde mental.

Serviço:
O HRPM funciona na Avenida Rio Branco, nº 1.266, e dispõe de atendimento ambulatorial de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Mais informações: (91) 3783-2140 / 3783-2127.

Texto: Jéssica Ayres

Nenhum comentário:

Postar um comentário