sábado, 24 de fevereiro de 2018

Certificação do Curso de formação de aquaviários (Marinheiro fluvial auxiliar de convés é máquinas)

Foto: Herlo Leitão (ASCOMPMSSBV)
Ontem sexta-feira, dia 23 do 02 de 2018, com a iniciativa dos vereadores Júnior Frazão, João Pereira (João Cebo), suporte e apoio da gestão municipal de São Sebastião da Boa Vista, a MARINHA DO BRASIL, através da CAPITANIA DOS PORTOS, certificou 54 profissionais da Área da Navegação ''O Curso aconteceu de 19 à 23 de Fevereiro de 2018''.

Os Cursos de Qualificação Marítima, foram de Auxiliar de Maquina e Auxiliar de Convés, com a entrega das carteiras e certificados que aconteceu no inicio da noite no Salão Nobre da Prefeitura Municipal.

A cerimonia da certificação contou com a presença de representantes da Gestão Municipal, representantes do legislativo e oficiais da Marinha Mercante como Secretário de administração Dâmaso Brasileo Barriga, Secretária de educação Professora Jacineth Lima, os vereadores Júnior Frazão e João Pereira que fizeram toda a articulação junto do prefeito Hilton Lima para que esse Curso de formação aquaviário chegasse até o município e outros.

Parentes e amigos dos agora formados Marinheiros Auxiliares de Maquina e Marinheiros Auxiliar de Convés, agradeceram pessoalmente os vereadores pela iniciativa que ajudou a todos que a anos trabalham nesta área mais não tinham condições de ir até Belém fazer esse curso.

As palavras mais usadas por todos foram (Obrigado pela oportunidade e parabéns pela iniciativa de todos vocês) 

Certificação é de grande importância para o município que agora contará com profissionais aquaviários habilitados e devidamente reconhecidos pela autoridade marítima Brasileira.

Governo democrático, reconstruindo a nossa história.


Fotos: Afinéias Marinho, Hérlon Leitão e Josué Marques
Texto: Afinéias Marinho e Hérlon Leitão.

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Secretaria Municipal de Assistência Social de São Sebastião da Boa Vista realiza planejamento anual

O planejamento iniciou com a explanação das metas de gestão e do pacto de aprimoramento do sistema único de assistência social com vista as metas que foram alcançadas no ano de 2017 e as metas a serem alcançada para o ano de 2018.

Dinâmicas com os funcionários, buscando mostrar e capacitar anda mais cada um que atua para o bem estar dos boavistenses que procuram a secretaria para obter os serviços que é oferecido a nossa população em geral.

O evento iniciou-se nessa quinta-feira, 22/01 e estende-se até hoje dia 23/01 sexta, na Escola Magalhães Barata.

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

01 DE MARÇO DE 2018, ABERTURA DA PESCA EM LIMOEIRO DO AJURU-PÁ



No dia 1º de março de 2018, acontece a abertura da pesca no município de Limoeiro do Ajuru, o sol vai raiando preguiçoso e o pessoal já está na ativa. O trabalho de pesca começa com um serviço complicado: procurar os cardumes de mapará na imensidão da Baia do Tapará. Para isso, os pescadores contam com uma equipe especializada, comandada pelo taleiro, personagem fundamental dessa atividade. Entenda como é realizado mais ou menos esse trabalho todos os anos.

Um pescador vai na frente da canoa mergulhando a vara comprida, chamada de tala. Enquanto os taleiros tentam localizar os cardumes de mapará, os outros pescadores do grupo ficam no aguardo, prontos para entrar em ação. A espera pode levar horas.

De repente, a calmaria se transforma em agitação. Esse momento é decisivo. Os taleiros já deram o sinal, os cardumes já foram localizados e o grupo segue em fila para fazer o bloqueio do mapará.

O bloqueio, ou borqueio, como dizem na região, nada mais é do que cercar o cardume no rio. A rede é lançada por dois barcos que vão fazendo um grande círculo. Quando os dois grupos se encontram, os ribeirinhos amarram as pontas da rede e o cercado está pronto. Com o mapará preso, os pescadores vão fechando o círculo e, aos poucos, deixando o peixe com menos espaço. O serviço precisa do apoio de um time de mergulhadores. Além das boias em cima, a rede tem chumbo na parte de baixo. O bloqueio é normalmente feito em áreas onde a profundidade do rio não passa de dez metros.

Conforme o trabalho avança, vários barcos, com turistas e moradores da região, se aproximam do bloqueio. Aos poucos, o bloqueio vai mudando de forma e o volume de curiosos aumenta. É tanto barco e tanta gente tirando foto que a polícia precisa ser acionada para evitar acidentes. Uma hora e meia depois do início do bloqueio, finalmente o trabalho vai chegando ao fim com a rede mais apertada e os barcos em volta. Em instantes, é possível ver os peixes. Para retirar o cardume do rio, alguns dos pescadores entram no cercado e enchem os cestos. O trabalho é pesado e leva tempo.

A produção do dia, com toneladas de peixes, é despejadas em barcos da comunidade. Com tanto mapará, muitos visitantes ficam ouriçados e fazem de tudo para conseguir um pouco. A doação, em pequena quantidade, faz parte da tradição. Mas a polícia continua presente para evitar exageros. A agitação da abertura da pesca se repete, todos os anos.

Terminado o bloqueio, os barquinhos retornam para as ilhas e rios sede do município de Limoeiro do Ajuru. O mapará é dividido entre os pescadores e os membros da associação de pesca e acordo de pesca do município. Cada família também recebe um pouco de peixe para consumo próprio.

O trabalho é realizado sempre fora do período do defeso e com redes autorizadas por lei, evitando, por exemplo, o uso de malha fina para não pegar peixe pequeno.

Com o peixe na brasa e uma boa conversa, as famílias comemoram o início de mais uma temporada de pesca do mapará, uma fonte de renda e alimento para milhares de pessoas no município de Limoeiro do Ajuru - O Paraíso do Tocantins.

Apoio: Prefeitura Municipal de Limoeiro do Ajuru - O trabalho é agora, através da secretaria de pesca.

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Cidadania: Marinha do Brasil, Justiça Federal e Associação dos Municípios do Marajó (AMAM)

Foto: Afinéias Marinho (Atendimento em de Muaná)
Marinha do Brasil e Justiça Federal, com apoio da Associação dos municípios do Arquipélago do Marajó (AMAM), deverão realizar, pelo segundo ano, o juizado Itinerante em diversos municípios marajoaras, levando benefícios a quem mais precisa, como auxílio doença, aposentadoria, exames médicos, atenção a deficientes e distribuição de medicamentos.

Ao longo da expedição, realizada a bordo do Navio Auxiliar Pará da Marinha do Brasil no ano de 2017, foram julgados 1.660 processos pelos juízes federais Carina Senna, Lívia Cristina Peres, Airton Portela, Paulo Máximo e Alcioni Alvim.

Além disso, foram 2.433 atendimentos realizados pela equipe do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), 507 atendimentos realizados pelo Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) e 10.000 atendimentos médicos e odontológicos realizados pela equipe de saúde da Marinha, que também realizou ações de prevenção à saúde.

Ao final da itinerância, ação pioneira na região no ano passado, a juíza federal Carina Senna, coordenadora dos Juizados Especiais Federais do Pará e uma das idealizadoras do projeto, destacou que o trabalho alcançou a parcela mais carente dos jurisdicionados das seções judiciárias do Pará e Amapá que, pela primeira vez, tiveram acesso efetivo à Justiça Federal e ao direito fundamental à previdência e assistência social. “Foi muito gratificante e enriquecedor profissionalmente integrar a equipe de trabalho do itinerante. Todos se empenharam para atender aos jurisdicionados da melhor forma possível. Muitas vezes não concedendo aquilo que vieram buscar, porque não tinham direito ao pleito, mas sempre procurando assegurar o mais amplo acesso ao Poder Judiciário. A Justiça Federal se fez presente na Ilha do Marajó.

Esse é o mesmo sentimento de quem foi atendido pelo mutirão nos seis municípios marajoaras percorridos pela equipe: Soure, Muaná, Curralinho, Breves, Portel e Afuá. Marília Tavares é representante da Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó (Amam) e relatou que a chegada da Itinerância foi muito importante para os moradores da região. “Foi muito positivo por conta da presença da Justiça Federal no arquipélago do Marajó, pois tem pessoas que para ter acesso a esses serviços precisam viajar muito. Por exemplo, de Afuá para chegar até Belém ou Macapá são horas de barco e nem sempre todo mundo tem recurso financeiro para ir até esses lugares. Então, pra mim, que sou marajoara e percorro essa região, foi uma iniciativa muito positiva e o início de uma grande parceria daqui pra frente com os municípios do Marajó”, ressaltou.

Informações extraídas do: TRF1

terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Marinha do Brasil realiza Curso de formação aquaviários em São Sebastião da Boa Vista

Hilton Lima, Prefeito de São Sebastião da Boa Vista: Eu parabenizo a Capitania dos portos, os vereadores e a todos vocês, pelo empenho de está aqui para participar deste curso que vai dá um norte pra vida de todos vocês, quem sabem futuramente profissional, e poderão galgar essa escala na área marítima. Estamos aqui dando todo o apoio desde quando o vereador João Pereira (João Cebo), nos procurou, não medimos esforços, por sabemos da necessidade, sabemos da importância para todos nós, e eu tenho certeza que vai ser muito bom o resultado, tudo que for precisos até o fim do cursos vamos da todo o suporte. Vereador João Pereira e Júnior Frazão presidente da câmara municipal também falam de suas alegrias em poder proporcionar esse momento a todos, que vai ajudar as pessoas em ter uma qualificação profissional. Curso de Grande importância para capacitação de novas pessoas, que já trabalham na área da Navegação em nosso município. O que faz em Marinheiro auxiliar de convés (marítimo e aquaviário) Comandam e imediatam pequenas embarcações, auxiliando o comandante na administração de bordo e no serviço de manobras; chefiam praça de máquinas; transportam cargas e passageiros; realizam manobras, serviços e manutenção no convés; operam máquinas; realizam manutenção preventiva e corretiva da praça de máquinas e aplicam procedimentos de segurança. Prefeitura Municipal de São Sebastião da Boa Vista - Governo democrático, reconstruindo a nossa história.

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

AULA INAUGURAL DE QUALIFICAÇÃO MARÍTIMA EM SÃO SEBASTIÃO DA BOA VISTA

A Capitania dos Portos iniciou nesta segunda-feira, dia 19 de Fevereiro de 2018, os Cursos de Qualificação Marítima, sendo ministrado no Salão Nobre da Prefeitura Municipal de São Sebastião Boa Vista-Pará.

Fotos: AsCOMPMSSBV
Pela manhã conclusão das inscrições e a tarde aula inaugural com o Suboficial Neves que apresentou o conteúdo dos cursos e os ministrantes. O evento contou com a presença do Excelentíssimo Senhor Prefeito municipal José Hilton Pinheiro de Lima, que em sua fala disse que continuara dando total apoio para a realização da qualificação.

Foram ofertadas 60 Carteiras Marítimas para os Boavistenses, a qualificação vai até o dia 24 de Fevereiro. A iniciativa e oportunidade dos cursos foram dos Vereadores Jr. Frazão e João Pereira, tendo o suporte da Gestão Municipal.

Hilton Lima - Prefeito Municipal: Me sinto muito feliz por está participando desse momento, desta iniciativa dos vereadores João Pereira (João Cebo) e Júnior Frazão, e dizer que assim como as nossas ruas exigem legalidade, existe leis que determinam os trajetos, igualmente os nossos rios para que possamos ter a navegação com segurança, já aconteceram vários acidentes que já levaram pessoas a mortes, e esse curso veio para dá essa oportunidade para nós nos organizarmos em quanto população ribeirinha que precisamos navegar em nossos rios, igarapés com a segurança necessárias.

Eu parabenizo a Capitania dos portos, os vereadores e a todos vocês, pelo empenho de está aqui para participar deste curso que vai dá um norte pra vida de todos vocês, quem sabem futuramente profissional, e poderão galgar essa escala na área marítima. Estamos aqui dando todo o apoio desde quando o vereador João Pereira (João Cebo), nos procurou, não medimos esforços, por sabemos da necessidade, sabemos da importância para todos nós, e eu tenho certeza que vai ser muito bom o resultado, tudo que for precisos até o fim do cursos vamos da todo o suporte. 

Vereador João Pereira e Júnior Frazão presidente da câmara municipal também falam de suas alegrias em poder proporcionar esse momento a todos, que vai ajudar as pessoas em ter uma qualificação profissional.

Curso de Grande importância para capacitação de novas pessoas, que já trabalham na área da Navegação em nosso município.

O que faz em Marinheiro auxiliar de convés (marítimo e aquaviário)

Comandam e imediatam pequenas embarcações, auxiliando o comandante na administração de bordo e no serviço de manobras; chefiam praça de máquinas; transportam cargas e passageiros; realizam manobras, serviços e manutenção no convés; operam máquinas; realizam manutenção preventiva e corretiva da praça de máquinas e aplicam procedimentos de segurança.

Prefeitura Municipal de São Sebastião da Boa Vista - Governo democrático, reconstruindo a nossa história.

sábado, 10 de fevereiro de 2018

VT CARNA BOA VISTA, de 11 à 13 de Fevereiro de 2018. VEM PRA FOLIA DO MARAJÓ!

Veja toda a programação do Carna Boa Vista 2018
VEM PRA FOLIA DO MARAJÓ! Veja toda a programação do Carna Boa Vista 2018 CARNABOAVISTA 2018 PROGRAMAÇÃO GERAL, ORLA DO MUNICÍPIO. DOMINGO DIA 11 DE FEVEREIRO 15:00 HORAS SOM MECÂNICO, 16:00 HORAS TRAJETO DO BLOCO NUM PODI PIRIBI, 18:00 HORAS CONCURSO DE FANTASIAS DO BLOCO NUM PODI PIRIBI, 1ª MODALIDADE: MULHER VESTIDA DE HOMEM OU HOMEM VESTIDO MULHER. 2ª MODADLIDADE: MELHOR FANTASIA, 19:15 HORAS PARADA EM RESPEITO AS MANIFESTAÇÕES RELIGIOSAS, 20:45 HORAS SOM MECÂNICO, 21:00 HORAS SHOW DE DJ E 22:00 HORAS BANDA “OS MAIAS”. SEGUNDA DIA 12 DE FEVEREIRO 17:00 HORAS SOM MECÂNICO, 18:00 HORAS SHOW DE DJ'S, 21:00 HORAS BLOCO MALHADO, 22:10 HORAS BLOCO FLA-BOA VISTA, 23:20 HORAS BLOCO JEGUE ELÉTRICO, 00:30 HORAS BLOCO ME LEVA E 01:40 HORAS BANDA NATIVOS. TERÇA FEIRA, DIA 13 DE FEVEREIRO 17:00 HORAS SOM MECÂNICO, 18:00 HORAS SHOW DE DJ'S, 21:00 HORAS BLOCO TÔ NA ONDA, 22:10 HORAS BLOCO PROSTITUTOS, 23:20 HORAS BLOCO VIRA COPOS, 00:30 HORAS BLOCO REPA E 01:40 HORAS BANDA FEST SHOW. PROMOÇÃO E REALIZAÇÃO: SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO SEBASTIÃO DA BOA VISTA - GOVERNO DEMOCRÁTICO, RECONSTRUINDO A NOSSA HISTÓRIA.

QUALIFICAÇÃO DOS BATEDORES DE AÇAÍ, PARA AS BOAS PRÁTICAS NO MANUSEIO DO FRUTO

A Prefeitura de São Sebastião da Boa Vista, realizou o curso de boas práticas higiênico-sanitário de alimentos açaí branqueado, realizado na Escola Magalhães Barata, no período de 6 à 9 de fevereiro, curso ministrado pelo Tecnólogo de alimentos do SENAI, Thiago Tavares para cerca de 25 pessoas com base no decreto estadual 326/2012, que estipula as boas práticas na manipulação de alimentos.

O curso teve todo o apoio da Prefeitura municipal de São Sebastião da Boa Vista, através das secretarias de Agricultura e Pesca e de Produção, Abastecimento e Desenvolvimento Sustentável para receber o "Programa Pará Profissional" da Secretaria de Estadual de Comunicação e Tecnologia e Educação Técnica (SECTET).

Prefeitura Municipal de São Sebastião da Boa Vista - Governo democrático, reconstruindo a nossa história.

AsCOM SSBV

quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

São Sebastião da Boa Vista: Secretaria de Cultura se prepara para realizar com os blocos a folia do Marajó

BLOCOS SE PREPARANDO E SE ORGANIZANDO PARA FAZEREM ACONTECER O ''CARNAVAL BOAVISTENSE 2018''.
OS BLOCOS JÁ ESTÃO COM AS SUAS CAMISAS A VENDA EM SEUS PONTOS DE VENDA NA CIDADE. 
PARABÉNS DESDE JÁ A TODOS PELA ORGANIZAÇÃO E COLABORAÇÃO COM O EVENTO QUE É DE VOCÊS, COM O APOIO DA PREFEITURA MUNICIPAL POR MEIO DA SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO. 

BLOCOS: NUM PODI PIRIBI, FLA-BOA VISTA, JEGUE ELÉTRICO, MALHADO, ME LEVA, PROSTITUTOS, TÔ NA ONDA, VIRA COPO E RExPA. 

ATRAÇÕES: BANDA FEST SHOW, BANDA NATIVOS E BANDA OS MAIAS E VÁRIOS DJ'S CONVIDADOS.

#CARNA_BOA_VISTA_2018
#A_FOLIA_DO_MARAJÓ
#ORGANIZAÇÃO_DOS_BLOCOS

PROGRAMAÇÃO DO CARNA BOA VISTA 2018, DE 11 À 13 DE FEVEREIRO DE 2018

CONFIRA O DIA E A HORA DA APRESENTAÇÕES DE CADA BLOCO NA ORLA DA CIDADE DE SÃO SEBASTIÃO DA BOA VISTA NO CARNAVAL BOAVISTENSE DESTE ANO.

DOMINGO, 11 02 2018

15:00-SOM MECÂNICO;
16:00---TRAJETO BLOCO NUM PODI PIRIBI;
18:00-CONC. FANTASIAS B.N. PODE PIRIBI;
1ª MODALIDADE: MULHER VESTIDA DE HOMEM;
OU HOMEM VESTIDO MULHER;
2ª MODALIDADE: MELHOR FANTASIA;
19:15--PARADA (MANIFESTAÇÕES RELIGIOSAS);
20:45-SOM MECÂNICO;
21:00-SHOW DE DJ’S;
22:00-BANDA OS MAIAS;

SEGUNDA-FEIRA, 12 02 2018

17:00-SOM MECÂNICO;
18:00-SHOW DE DJ’S;
21:00-B. MALHADO;
22:10-B. FLA-BOA VISTA;
23:20-B. JEGUE ELÉTRICO;
00:30-BLOCO ME LEVA;
01:40-BANDA NATIVOS;

TERÇA-FEIRA, 13 02 2018

17:00-SOM MECÂNICA;
18:00-SHOW DE DJ’S;
21:00- B. TÔ NA ONDA;
22:10-B. PROSTITUTOS;
23:20-B. VIRA COPOS;
00:30-BLOCO REPA;
01:40: BANDA FEST SHOW;

São Sebastião da Boa Vista: Prefeito Hilton Lima recebe o certificado de Município Destaque do Pará

Ontem, dia 07 de Fevereiro de  2018, no Fórum Permanente de Prefeitas e Prefeitos dos Municípios Sustentáveis, Excelentíssimo Senhor Prefeito José Hilton Pinheiro de Lima recebeu das mãos do governador do estado Senhor Simão Jatene. O CERTIFICADO de Município Destaque do Pará, pelo equilíbrio fiscal e desempenho das suas equipes, deixando São Sebastião da Boa Vista entre os 10 selecionados dos 144 municípios paraenses aptos para Convênios. Premiação realizada pela Secretaria Extraordinária de Municípios Sustentáveis.

É o Governo Democrático Reconstruindo a Nossa História, na busca da qualidade de vida aos Munícipes.

CURRALINHO: SAÚDE É BENEFICIADA POR PARCERIAS

Fotos Diego Pereira
A Prefeita Alda Aires recebeu nesta quarta feira 07 de fevereiro no hangar centro de Convenções, (01) Ambulância no valor de R$ 70.650,00, fruto de emenda feita pelo parlamentar Deputado Estadual Luth Rebelo para o Município de Curralinho.

A entrega da ambulância foi feita durante a terceira reunião do Fórum Permanente de Prefeitas e Prefeitos do Programa Municípios Sustentáveis onde estiveram no evento também o vereador Valter Oeiras e o Secretário de Saúde Haroldo Costa.

O município ainda aguarda para este ano mais (02) duas ambulâncias de emendas dos deputados Priante e Simone Morgado que poderão atender ainda não só o HMC mas os postos de saúde da Marambaia e as UBS.

Ainda conta com emendas em fase final de licitação e algumas com dinheiro em conta para aquisição de equipamentos para os vários postos de saúde do Município.

Prefeitura de Curralinho
Compromisso e Respeito

LEIA MAIS!

quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Limoeiro do Ajuru: Terceira reunião do Fórum Permanente de Prefeitas e Prefeitos dos Municípios Sustentáveis.

Prefeito de Limoeiro do Ajuru, senhor Carlos Ernesto Nunes da Silva, participou da abertura da terceira reunião do Fórum Permanente de Prefeitas e Prefeitos dos Municípios Sustentáveis. O evento começou na manhã desta quarta-feira (7), no auditório do Hangar Convenções e Feiras da Amazônia. A programação segue até esta quinta-feira (8).

Com o tema “Gestão Compartilhada”, o evento traz as experiências e os desdobramentos das agendas governamentais que foram planejadas em parceria com as gestões municipais. Durante o encontro também está sendo apresentado o balanço das ações e resultados do Programa Municípios Sustentáveis (PMS), da Secretaria Extraordinária de Municípios Sustentáveis (Semsu), que propõe a sustentabilidade dos municípios em âmbito global, a gestão e ajuste fiscal, até as grandes obras de infraestrutura. Os projetos respeitam a realidade e peculiaridades de cada território, com ações ancoradas nos planos governamentais Pará 2030, Pará Ambiental e Pará Social.

A iniciativa contempla obras estratégicas de infraestrutura em áreas como saúde e educação, e diversas ações de desenvolvimento social, ambiental e econômico. O programa, inovador no Brasil, é inteiramente ancorado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. A agenda, com 17 objetivos que tratam de temas como pobreza, fome, bem-estar e educação, deve ser cumprida até 2030.

Os gestores municipais presentes ao evento foram unânimes ao comemorar os avanços proporcionados pela adesão ao Programa Municípios Sustentáveis. “Foi uma ideia brilhante do Governo do Estado criar esse fórum. Aqui, a gente discute direto com o governador e seu secretariado as diversas ações de gestão pública de todos os municípios do Pará. Hoje, podemos comemorar a inclusão de alguns programas importantes, e a entrega de equipamentos, principalmente os direcionados à saúde. Com esse evento, começa a ser criado um entendimento melhor de gestão, de fato, das políticas públicas dos municípios”, destacou o prefeito de Brasil Novo, Alexandre Lunelli (PT).

As obras de infraestrutura também foram destacadas. “Precisamos comemorar os avanços que tivemos com o Programa Municípios Sustentáveis, que nos proporcionou receber inúmeros benefícios do Governo do Estado. Hoje, por exemplo, estamos colocando a segunda etapa de asfalto no município, são quatro quilômetros que ganhamos. Então, só tenho a agradecer ao governador e à equipe desse programa”, disse Raimunda Araújo (PSDB), prefeita de Maracanã.

O compromisso com a sustentabilidade foi uma das vertentes firmadas em torno do programa. “Esse Fórum Permanente vem fortalecer as ações com as quais nos comprometemos ao assinar o pacto de adesão aos Municípios Sustentáveis. Hoje, temos quase 100% do município com o cadastro ambiental rural, e cumprindo suas metas. Criamos ainda um parque ambiental no município; além de reforçar a sustentabilidade, geramos emprego e renda. Através do Programa Municípios Sustentáveis, todos os prefeitos paraenses passam a ter uma conscientização da importância da preservação do meio ambiente”, ressaltou Chico Neto (DEM), prefeito de Capanema.

“O principal avanço que tivemos através do programa foi o conhecimento dos nossos problemas. Com essa interação proporcionada pela Semsu, nós conseguimos informar com mais precisão os nossos problemas e compartilhar soluções. Com a colaboração do Governo do Estado queremos levar os benefícios e as políticas públicas que nossos municípios tanto necessitam”, reforçou o prefeito de Cachoeira do Arari, Jaime Barbosa (PMDB).

Por Syanne Neno

Avião cai, explode e mata três pessoas em Itaituba, no Pará

O avião caiu perto às margens de um rio que corta a região do Crepurizão. A área é formada por campos de garimpo de ouro. (Foto: Delegado Vicente Gomes)
De acordo com o superintendente regional da Polícia Civil, delegado Vicente Gomes, três pessoas estavam à bordo e morreram na queda da aeronave.
Por G1 PA, Belém

 O avião caiu perto às margens de um rio que corta a região do Crepurizão. A área é formada por campos de garimpo de ouro. (Foto: Delegado Vicente Gomes) O avião caiu perto às margens de um rio que corta a região do Crepurizão. A área é formada por campos de garimpo de ouro. (Foto: Delegado Vicente Gomes)
O avião caiu perto às margens de um rio que corta a região do Crepurizão. A área é formada por campos de garimpo de ouro. (Foto: Delegado Vicente Gomes)
A Força Aérea Brasileira (FAB) confirmou a queda de um avião de pequeno porte que caiu nesta quarta-feira (7) na região do Crepurizão, distrito de Itaituba, no sudoeste do Pará. De acordo o delegado Vicente Gomes, superintendente regional da Polícia Civil no Tapajós, três pessoas estavam dentro da aeronave e morreram na explosão no momento da queda.

“Tinham três pessoas. Dois pilotos, sendo que um estava com passageiros e o terceiro seria um comprador de ouro. Os corpos já foram removidos e estão sendo deslocados para Itaituba. Inclusive, o filho de uma das vítimas, que é piloto também, está à frente desta situação. Ainda não temos a informação do prefixo da aeronave”, detalhou Vicente Gomes.

Uma das vítimas foi identificada com Marinho, piloto e proprietário da aeronava que caiu, segundo o delegado Vicente Gomes (Foto: Delegado Vicente Gomes) Uma das vítimas foi identificada com Marinho, piloto e proprietário da aeronava que caiu, segundo o delegado Vicente Gomes (Foto: Delegado Vicente Gomes)
Uma das vítimas foi identificada com Marinho, piloto e proprietário da aeronava que caiu, segundo o delegado Vicente Gomes (Foto: Delegado Vicente Gomes)
Segundo o delegado, uma das vítimas foi identificada com Marinho, piloto e proprietário da aeronava que caiu. Ele estava como passageiro. O avião, modelo Beechcraft Bonanza, tinha o prefixo PT-AVO e estava com a documentação em ordem, segundo os dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Quedas em Crepuzirão

Esta foi a segunda vez em quatro meses que um avião caiu na área do Crepurizão, distrito de Itaituba, no sudoeste do Pará. Em outubro de 2017, um avião monomotor com duas pessoas caiu na região de garimpo matando o piloto. O passagueiro foi resgatado com vida e levado ao hospital.

Fonte: G1 Pará

SAÚDE ENTRA EM COLAPSO NA CIDADE SE MUANÁ

Como se já não bastasse todo clima de tensão que envolve a pacata cidade de Muaná, na ilha do Marajó, devido ao afastamento do Prefeito, pela Câmara de Vereadores, no final do ano passado, agora foi a vez dos servidores efetivos e temporários da Secretaria de Saúde do Município anunciarem o início dos protestos.
Na manhã desta quarta feira 07, os servidores cruzaram os braços e foram pras ruas da cidade com faixas e cartazes, numa paralisação de advertência, reivindicando o pagamento dos salários de dezembro e janeiro, e mais o décimo terceiro salário.
"Estamos dando um prazo até amanhã, para que o Prefeito pague nossos salários, ou sente conosco para negociar. Caso contrário, amanhã mesmo iniciaremos uma greve geral neste município" afirmou um dos líderes dos servidores da saúde em Muaná.
Para hoje, somente o hospital foi mantido em funcionamento, como serviço essencial. Os demais setores da secretaria paralisaram suas atividades.
Até o momento, o prefeito em exercício, Biri Magalhães, não se pronunciou quanto a situação dos salários dos servidores.

Com informações de Dário Pedrosa

VEJA NESTE VT QUE O CIDADÃO EMPURRA A MESA EM CIMA DOS MANIFESTANTES E DEPOIS ELE NEGA

NO DIA 05 DE FEVEREIRO DE 2018, FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS DO MUNICÍPIO DE MUANÁ, SE ACAMPARAM NA CÂMARA MUNICIPAL DE MUANÁ EM BUSCA DE SEUS DE DIREITOS COMO; SEUS SALÁRIOS QUE ESTÃO ATRASADOS, EM UM MANIFESTO PACIFICO FICARAM DENTRO DA CÂMARA NO DIA 5 TODOS, JÁ NO DIA 06 DE FEVEREIRO DE 2018, OS MANIFESTANTES CONTINUAVAM DE FORMA PACIFICA, QUANDO TERÇA-FEIRA, DIA 06 PELA PARTE DA MANHÃ, SEGUNDO A POLICIA DE MUANÁ, 20 SEGURANÇAS PARTICULARES ENTRARAM NA CÂMARA E, DEPOIS DA TENTATIVA DE TIRAREM OS MANIFESTANTES NA MARRA UM DOS MANIFESTANTES EMPURRA A MESA PROVOCANDO A DESORDEM NA CÂMARA MUNICIPAL DE MUANÁ, AJA VISTO QUE JÁ TINHA UM ACORDO DEPOIS DE UMA CONVERSA COM O PRESIDENTE DA CÂMARA QUE TODOS IRIAM SAIR DO LOCAL. O SEGURANÇA EMPURROU A MESA E AINDA FICAVA TENTANDO COAGIR AS PESSOAS E COM AMEAÇAS CONVIDANDO PRA BRIGAR COMO VOCÊ PODE VER NO VÍDEO. ALGUMAS PERGUNTAS. QUEM MANDOU OS SEGURANÇAS? QUAL O OBJETIVO DOS SEGURANÇAS LA NO LOCAL JÁ QUE A POLICIA JÁ TINHA IDO NO LOCAL? PRA QUE A VIOLÊNCIA? #NÃO_A_VIOLENCIA #SIM_A_PAZ

terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

TUMULTO NA CÂMARA DE VEREADORES DE MUANÁ

Na manhã desta terça feira 06, um tumulto generalizado foi registrado na câmara de vereadores de Muaná. Segundo informações da polícia militar, cerca de vinte homens teriam invadido o prédio que está sendo ocupado por manifestantes que protestam contra o atraso no pagamento dos salários e contra a possibilidade de uma segunda denuncia contra o prefeito afastado, Murilo Guimarães.
Os militares da 20ª CIPM foram acionados pelo manifestantes, que estariam pacificamente no prédio. Eles denunciaram que os homens que invadiram hoje pela manhã, o prédio, seriam seguranças do prefeito em exercício. Eles tentavam retirar os manifestantes e, com isso, acabaram ocasionando um verdadeiro quebra quebra.
Os homens que invadiram teriam utilizado, inclusive, spray de pimenta e arremessado cadeiras em cima dos manifestantes.
A Polícia Militar chegou no local e controlou a situação. Porém, ninguém foi detido até o momento. Algumas pessoas foram até a Delegacia de Polícia Civil para o registro de ocorrência.

Veja no vídeo a cima a atitude do cidadão vestido de segurança, segurança é pra resguarda não é isso?
Mas aí no vídeo você pode ver que não tem uma pessoal tentando fazer baderna ou coisa parecida. Todos estão pacificamente. Lamentável a atitude do cidadão, que segundo informações foi preso recentemente pela polícia militar em Muaná pelos crimes de porte ilegal de armas e coação e ameaça de moradores ribeirinhos.

sábado, 3 de fevereiro de 2018

Secretaria de Assistência agora emiti RG na hora em São Sebastião da Boa Vista-Pá

Na manhã desta sexta-feira, dia 02 de Fevereiro de 2018, o excelentíssimo senhor Prefeito José Hilton Pinheiro de Lima, secretária de assistência Senhora Glaucélia Lima e sua equipe de trabalho inauguração o nosso sistema de identificação da Veneza do Marajó, um sistema que emiti a carteira de identidade (RG) na hora, algo que mais de 12 anos não acontecia neste município. No momento como você pode ver no VT informativo, foi feita a emissão do RG da Dona de casa Francidalva Freitas da Silva. '''É um privilegio porque antes pra gente tirar a carteira da gente, além de demorar muito, as vezes agente teria que ir pra Belém , além de ter um ótimo atendimento de qualidade e poder sair com o RG na mão', disse dona Francidalva. Prefeito Hilton Lima: É um grande avanço para o município de São Sebastião da Boa Vista, a nossa equipe trabalhando para o atendimento a nossa população, o esforço foi grande, obedecendo todo os passos, desde a assinatura do convenho com a policia civil, treinamento dos profissionais e enfim uma serie de exigência para chegarmos ao que temos hoje. Do Marajó Boa Vista é um dos municípios que se destacou nesse atendimento. A população esta de parabéns por receber esse serviço hoje que é oferecido pela secretaria de assistência social, que é o (RG), que é expedido na mesma hora. Agradece e parabenizar a toda a equipe desse departamento e a secretaria de assistência que sempre deu o apoio para que isso fosse realidade. Josué Augusto (Setor de identificação): Eu tenho isso como uma conquista muito grande, não só pessoal como também politica, esse processo ele é lento, tanto é que 12 anos agente vem entregando, mas sempre nos dávamos um prazo de 30 à 40 dias, e as vezes o cidadão estava precisando pra ontem, hoje essa realidade mudou, você demora um pouco aqui na fila e já sai com o seu documento (RG) na mão. Com o apoio do nosso gestor HIlton Lima, corremos atras, desdo principio, quando anunciou olha já podem informatizar o posto, através da secretária Glaucélia, trouxe a novidade pra ela e ela sim Augusto pode correr atras que agente vai querer entregar a identidade na hora para o povo. Além dp convenio com a policia civil exite um contrato com a (PRODEPA), que gera hoje o banco de dados do estado do Pará, ela que da suporte pra gente gera a identidade na hora, mas pra conseguir esse suporte tem todo um procedimento, encaminha o oficio, analisa o oficio, assina o oficio, entra licitação no meio que é um valor baixo que tem que ter, foi um processo calmo de praticamente 6 meses. Atendimento ao publico: De segunda a quinta-feira, das 08h00 as 13h00, um atendimento por enquanto de 15 pessoas por dia e estamos trabalhando para aumentar esse número. São Sebastião da Boa Vista, nesse atendimento já era referencia, agora muito mais atendendo Muaná, Limoeiro do Ajuru, Curralinho e outros municípios que procuram nossa cidade. Parabéns a todos do Governo democrático reconstruindo a nossa história.

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

UFC BELÉM: 03 de Fevereiro de 2018 no Mangueirinho

O Mangueirinho deverá receber público recorde desde sua inauguração com os combates previstos para amanhã, dia 03 de fevereiro pelo UFC, tendo Lyoto Machina no card principal. O evento faz parte da grade de programação da Rede Globo. Outra grande atração do evento são os irmãos marajoaras Iuri e Ildemar Marajó, que foram notícia no mundo todo montando em búfalos, comendo turu e se divertindo nas praias de Soure no Marajó, onde remaram e se banharam.

COLÓQUIO GOVERNANÇA, DESENVOLVIMENTO E CONTROLE SOCIAL NA ILHA DO MARAJÓ

A Universidade Federal do Pará, através da PROEX/UFPA em parceria com a Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó (AMAM), realizam o COLÓQUIO GOVERNANÇA, DESENVOLVIMENTO E CONTROLE SOCIAL NA ILHA DO MARAJÓ: Construindo uma agenda de Inclusão social, evento este que iniciou na segunda-feira (29) e durou até o dia 31 de janeiro, no município de Breves no Arquipélago do Marajó.

O evento contou nos primeiro dois dias com a participação 150 pessoas dos municípios de Portel, Anajás, Curralinho, Melgaço, Bagre e Breves, acadêmicos do Campus da Universidade Federal -Polo Breves, técnicos da AMAM, professores da PROEX, Coordenação do Camus, Lideranças da Sociedade Civil, vereadores de Breves e Anajá.

O Colóquio Tem como objetivo debater entre diferentes atores sociais e políticos para elaboração de uma agenda de inclusão social para o Marajó. Durante o evento foram dialogados com vários temas, tais como: Governança, desenvolvimento mesorregional e inclusão social; Participação e controle social na gestão pública; Gestão pública, desenvolvimento e inclusão social; Direitos humanos, segurança e proteção social; Arte, cultura e identidade social: vozes, cores e ritmos da Amazônia e a gestão Cultural; e Trabalho, emprego e geração de renda; desenvolvimento e inclusão social: a voz da sociedade civil. Participam dos painéis mestre e doutores que pesquisam o Marajó e lideranças Marajoaras.

O evento contou com a participação de 7 municípios. Anajás, Bagre, Breves, Curralinho, Melgaço, Portel e São Sebastião da Boa Vista.

Comunicação/AMAM

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

HOJE TEM COPA DO BRASIL - 1ª FASE

Estádio do Vale - Novo Hamburgo/RS
HORÁRIO: ÀS 20H30 
NOVO HAMBURGO – RS X PAYSANDU 
Transmissão: Rádio Rural em cadeia com a Rádio Clube do Pará.
Narração: Cláudio Guimarães
Comentários: Rui Guimarães
Reportagens: Paulo Sérgio Pinto e Dinho Menezes
Banco de Informações: Jerônimo Bezerra

E pela Fox Spots Canal fechado 170 da Oi TV 

Lyoto Machida é ovacionado em primeiro evento do UFC Belém

Começaram nesta quarta-feira (31) os eventos oficiais do UFC Belém, que vai reunir grandes lutadores de MMA, no Mangueirinho, em Belém, no próximo sábado (03). O evento será o primeiro do Ultimate no Norte do Brasil e o primeiro no país em 2018.

Os fãs do esporte e dos atletas puderam participar dos treinos abertos realizados hoje no shopping Boulevard.

A jovem Bruna Magalhães, que treina karatê, ficou na primeira fila para ver de perto a apresentação do seu ídolo: Lyoto Machida. A jovem quer ver o ex-campeão de volta ao top do UFC. “Eu espero que ele use bem os fundamentos do karatê, que ele volte às suas origens, que foi assim que ele se tornou campeão. Sei que ele está tendo um bom treinamento e espero que ele alcance seu objetivo”, disse. Bruna não vai poder ir ao evento principal, por isso aproveitou este primeiro contato com os lutadores.

Fonte: Rádio Clube do Pará