quinta-feira, 8 de novembro de 2018

Agricultores do Marajó serão atendidos em navio da Marinha

Durante quatro dias, cerca de 500 agricultores do arquipélago do Marajó receberão atendimento especial da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater). A partir desta sexta-feira, 9, um navio da Marinha do Brasil aportado no Terminal Hidroviário de Breves inicia a operação Educação na Hidrovia I.

Até segunda-feira, 12, uma equipe interdisciplinar da Emater, composta por economista, engenheiros agrônomo e ambiental, sociólogo e técnico em agropecuária, ficará a postos na embarcação Auxiliar Pará, conhecida como Tracajá da Amazônia, de 8h as 12h e de 14h as 17h, com um balcão de informações para tratar do Cadastro Ambiental Rural (CAR), declaração de aptidão ao Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) DAP, crédito rural e agricultura sustentável.

Os especialistas também ministrarão palestras sobre horta em pequenos espaços (sacadas, quintais, pátios), manejo de ecossistema de várzea com enfoque no açaí, experiências exitosas na região e cadeia produtiva da mandioca.

Para o supervisor regional da Emater no Marajó, sociólogo Alcir Borges, a oportunidade é de alcançar as localidades mais longínquas, que vêm sendo mobilizadas pela campanha e acabam não recebendo atendimento regular, por conta da própria distância geográfica e de outros fatores desafiadores. “São extrativistas de açaí e de castanha, pescadores artesanais, que certamente serão muito beneficiados com as informações acerca do trabalho da Emater, de crédito rural e das tecnologias inovadoras, por exemplo, de manejo de açaizal, além de políticas públicas para o setor”, resume.

Sustentável - No mesmo espaço, uma família atendida pela Emater há mais de 10 anos, Família Rodrigues, vai expor e vender produtos como licor (gengibre, jambu, buriti, abacaxi, entre outros), molho de pimenta e farinha d’água e de tapioca. Eles são proprietários do Sítio Seu Colega, localizado na Vicinal 3 da Rodovia PA – 159, e desenvolvem um projeto que é considerado referência no desenvolvimento sustentável e na diversificação de atividades.

Serviço: De 9 a 12 de novembro, operação Educação na Hidrovia I, no navio da Marinha do Brasil aportado no Terminal Hidroviário de Breves. Vários atendimentos serão realizados por profissionais da Emater. Horário: 8h às 12h e das 14h às 17h.

Texto: Aline Miranda

Nenhum comentário:

Postar um comentário