Paysandu já foi o clube que mais evoluiu no mundo em ranking que elegeu Palmeiras como o melhor de 2021
Números são divulgados pela Federação Internacional de Histórias e Estatísticas do Futebol
O Palmeiras foi eleito nesta quinta-feira, dia 20, o melhor time de 2021 pela Federação Internacional de Histórias e Estatísticas do Futebol (IFFHS). Pelo mesmo órgão internacional, o Paysandu também já fez histórias anos atrás.
Em 2003, com as conquistas a partir de 2001 (Série B do Brasileiro, Copa Norte e Copa dos Campeões, além da participação na Copa Libertadores), o bicolor subiu 235 posições, passando de 416° para a 181°. Foi a maior ascensão de um clube no mundo, até então. No Brasil, figurou entre os dez melhores, ocupando a nona colocação.
A divulgação dessa estatística veio no ano seguinte, quando o time bicolor vivia grande fase na Libertadores. Na época, em cinco jogos, o Paysandu tinha o melhor aproveitamento de pontos da história da competição - 70%.
Eram quatro vitórias e um empate, além da classificação antecipada para as oitavas de final como líder do Grupo 2, que tinha os tradicionais Universidad Católica, Sporting Cristal e Cerro Porteño.
O clube bicolor se despediu da competição no primeiro mata-mata. Após conseguir a façanha de derrotar o Boca Juniors por 1 a 0 dentro do La Bombonera, perdeu o jogo de volta no Mangueirão por 4 a 2.
Em 2013, o Paysandu voltou a figurar no ranking da IFFHS. Diante de tantos feitos no início do século XXI, o Papão foi o único clube do Norte entre os melhores da América do Sul, ocupando a 142ª colocação, acima de times como Ceará, Fortaleza, Atlético-GO, Avaí e Náutico.
Apesar dos tempos de glória, hoje o Papão está na terceira divisão do Brasileirão, indo para o quarto ano consecutivo buscando o acesso para a Série B.
Fonte: G1 Pará
Nenhum comentário:
Postar um comentário