Com o objetivo de elevar o número de doadores de sangue no Pará, tendo em vista a baixa de 40% no número de comparecimentos de voluntários ocasionada pelo aumento das chuvas e incidências de viroses comuns neste período do ano, a Cultura Rede de Comunicação lança, em parceria com a Fundação Hemopa, a campanha “Doadores Futebol Clube”.
O lançamento oficial será neste domingo (6), na final do primeiro turno do Campeonato Paraense de Futebol, durante o jogo Remo x Paysandu. A partir de 13h45, entra no ar o programa “Meio de Campo”, da TV Cultura, apresentando o projeto e o material desenvolvido para a campanha. Estarão presentes no estúdio representantes da Fundação Hemopa e das torcidas dos times.
Segundo a diretora de Comunicação Integrada da Cultura, Betty Dopazo, o objetivo é estimular a doação de sangue, uma importante ação de cidadania, principalmente durante o inverno amazônico, quando ocorre a redução de doadores nos hemocentros. “A proposta, no entanto, é ampliar esse conceito para outras ações da Cultura, estimulando a participação do voluntariado, durante todo o ano, com diversas campanhas”, acrescenta.
A diretora do programa “Meio de Campo”, Paloma Andrade, explica que a ideia é fazer com que a paixão pelos times chegue aos hemocentros de todo o Estado e incentive a doação de sangue. Durante a campanha, serão sorteadas camisas do projeto, autografadas pelos atletas do Parazão, entre os doadores de Belém e do interior. Para saber mais, basta acessar o Portal Cultura (www.portalcultura.com.br). O “Doadores Futebol Clube” tem apoio de Ná Figueredo.
Hemocentros - A Fundação Hemopa recebe anualmente cerca de 82 mil candidatos à doação. A hemorrede estadual é composta pelo Hemocentro Coordenador em Belém, Unidade de Coleta no Castanheira e três Hemocentros Regionais (Marabá, Santarém e Castanhal, que são polos e coordenam o serviço de hemoterapia em suas respectivas regiões), com o apoio de cinco Hemonúcleos (Abaetetuba, Altamira, Tucuruí, Redenção e Capanema).
Segundo a gerente de Captação de Doadores do Hemopa, Juciara Farias, a Cultura tem muito a contribuir para a elevação do número de coletas no Pará com o desenvolvimento de ações permanentes de incentivo à promoção da saúde em hemoterapia. “Enfrentamos diariamente muitos desafios, entre eles, a manutenção do atendimento de qualidade. Para fazer frente ao crescimento dos serviços de saúde no Pará, precisamos elevar em 30% o número de coletas de bolsas de sangue, que nos colocaria em um patamar mais confortável, em torno de 3% da população doadora de sangue, atendendo orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS). Isso elevaria nosso Estado a uma referência nacional do número de voluntários, que atualmente é de 2,2%”, explica.
Podem doar sangue pessoas com boa saúde, que tenham entre 16 e 69 anos e pesem acima de 50 quilos. Menores de 18 anos podem doar somente com autorização dos pais ou responsável legal. É necessário portar documento de identidade original e com foto. Não precisa estar em jejum. O homem pode doar a cada dois meses e a mulher, a cada três meses. Para fazer o cadastro de doadores de medula óssea, o candidato deve estar bem de saúde, ter entre 18 e 55 anos e portar documento de identidade original e com foto.
Serviço: Lançamento da campanha “Doadores Futebol Clube”. Neste domingo (6), a partir de 13h45, no programa “Meio de Campo”, da TV Cultura (Canal 2), antes do clássico RexPa. A Fundação Hemopa fica na Travessa Padre Eutíquio, 2.109, em Batista Campos, e a Estação de Coleta Hemopa-Castanheira, no térreo do Pórtico Metrópole (BR-316, km 1). As coletas são feitas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 17h. Alô Hemopa: 0800-2808118.
Agência Pará/Bianca Teixeira
Secretaria de Estado de Comunicação
Secretaria de Estado de Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário