Aconteceu na tarde da última terça-feira, (03), na Prefeitura de Limoeiro do Ajuru, o lançamento do PROJETO SALTA-Z com a presença de representantes da FUNASA (Fundação Nacional de Saúde). O objetivo foi apresentar o Projeto que visa a instalação da unidade alternativa de abastecimento de água (Salta-Z), neste Município.
O Salta-Z é um Sistema Alternativo Coletivo de Abastecimento de Água Tratada para consumo humano, que vem sendo implementado pela Fundação Nacional de Saúde em diversas regiões do Brasil.
A Srª. Tânia Chada, bioquímica e chefa do setor de Serviço de Saúde Ambiental da FUNASA, ministrou a palestra que esclarece como funciona e se procede a implantação do Projeto. Segundo ela, esse tipo de sistema deve atender pequenas comunidades desprovidas de fontes de abastecimento de água potável.
A iniciativa de implantar as unidades alternativas para beneficiar este Município, aconteceu por meio de uma solicitação oficializada e assinada pelo Prefeito Carlos Ernesto Nunes da Silva, no ano de 2017, o qual entregou o documento nas mãos do Superintendente da Funasa do Estado do Pará, Sr. Geovani Pessoa de Aguiar. Vale destacar que a reivindicação da potabilidade da água, tem sido uma das pautas emergenciais das discussões entre Comunidades rurais e o Governo atual, que envidou esforços nesse sentido, mesmo sabendo que não poderá resolver a situação de falta de água potável em todas as localidades de imediato, haja vista que há anos a população ribeirinha enfrenta sérios problemas de saneamento, sendo um deles a falta de água boa para o consumo.
De acordo com a palestrante, foram disponibilizadas de imediato pelo menos 10 fontes de Unidade de solução alternativa, que devem ser distribuídas em localidades rurais de Limoeiro do Ajuru.
Entre os dias 02 e 06 de abril realizou-se a visita da equipe técnica da Funasa em comunidades do interior deste Município, para fazer a triagem dos locais onde será implantado o Sistema Salta-Z (Sistema Alternativo Coletivo de Tratamento de Água).
#PrefeituradeLimoeiro
#OTrabalhoéagora
Nenhum comentário:
Postar um comentário