segunda-feira, 27 de maio de 2019

Parabéns MUANÁ pelos seus 196 anos, Muaná é a primeira cidade do estado a aderir a independência do Brasil.

Muaná é um município brasileiro do estado do Pará, localizado na Ilha de Marajó pertencente a Microrregião do Arari. Muaná é conhecida como a terra do camarão. A cidade é conhecida pelo tradicional Festival do Camarão que acontece no mês de junho quando a comunidade ribeirinha começa a chegar nas coloridas embarcações.

História[editar | editar código-fonte
A origem do Município de Muaná encontra-se numa fazenda particular que, pelo seu desenvolvimento, transformou-se em povoado e, posteriormente foi elevado à categoria de freguesia, em 1757 sob nome de (São Francisco de Paula).

Este foi o primeiro município do Estado do Pará a aderir a Independência do Brasil[10], ocorrido EM 28 de maio de 1823. Sendo comemorado anualmente em uma celebração cívica, com desfiles escolares na cidade.

O Conselho do Governo da Província em sessão de maio de 1833, elevou essa freguesia à condição de Vila, pela Lei nº 324, de 6 de julho de 1895.

Tendo uma influência grande na cabanagem onde serviu de refúgio para os revoltosos, onde travaram em 28 de maio de 1823 uma grande batalha durante quatro horas de fogo cruzado. Por fim, conseguiram afugentar os imperais onde hoje é a frente[necessário esclarecer] da cidade; Com os cabanos Cel. Rodrigo Lopes de Azevedo, Cap. Antonio da Costa, Cel Izidro da Silva, entre outros. Sendo assim o primeiro município a aderir sua independência de Portugal.

Muaná é uma das únicas cidades do Marajó que tiveram o nome original preservado, após a mudança exigida pelo governador para as 'freguesias' do Marajó, por volta de 1750, Muaná era a tribo da região, remanescente da nação nheengaíba, que dominou o Marajó antes da chegada dos colonizadores.

O Município é formado por vários distritos e vilas como: Distrito de São Miguel do Pracuúba, Ponta Negra, Palheta e Jararaca. Existe a olha do Palheta onde existe as ruínas do antigo engenho de cachaça, açúcar e alcool do sec.XVIII. e XIX. Existe também na ilha do palheta um antigo chale do senhor do engenho pertencente a família maues e tocantins que eram os donos do engenho palheta.

Por Afinéias Marinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário