REPÓRTER: Neste sábado, dia 14 de novembro, é comemorado o Dia Mundial de combate ao Diabetes.
A data vem sendo utilizada como alerta para o aumento da incidência do diabetes no mundo e para divulgar informações que ajudem na prevenção e controle desta doença. De acordo com o ministério da Saúde, o número de pessoas com diabetes no País está crescendo: aumentou 40 por cento em seis anos. Ainda de acordo com o ministério, o avanço da diabetes está relacionado ao excesso de peso e à falta de exercícios físicos. Hábitos relacionados à vida corrida, como explica o coordenador de saúde do Tribunal de Justiça do Pará, Dr. Miguel Simas.
SONORA: Coordenador de Saúde do TJPA, Dr. Miguel Simas.
“É uma doença que está muito relacionada com o dia a dia das pessoas, além do fator da predisposição genética, está associada ao corre do dia a dia, como estresse, um sedentarismo, uma alimentação mal equilibrada”
REPÓRTER: Segundo a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o transtorno metabólico causado pela elevação da glicose no sangue, a Diabetes, atinge mais de cem mil pessoas do Pará – o que corresponde a 3,8% da população adulta local. Além da prática de exercício físico, devidamente orientado por um profissional de saúde, as pessoas com diabetes precisam ter uma alimentação equilibrada, de preferência rica em verduras e frutas, como ressalta o coordenador de saúde do Tribunal de Justiça do Pará, Dr. Miguel Simas.
SONORA: Coordenador de Saúde do TJPA, Dr. Miguel Simas.
“Você tem que dar preferência aos alimentos tipos verduras, frutas, evitar os alimentos gordurosos, condimentos, doces, frituras, e as massas de uma maneira geral e não esquecer sempre que quando você for fazer alguma atividade física, passe por uma avaliação médica.”
REPÓRTER: De acordo o coordenador de saúde do Tribunal de Justiça do Pará, Dr. Miguel Simas, a diabetes é uma doença crônica metabólica provocada pelo excesso de açúcar no sangue. Entre os principais sintomas estão o excesso de urina, sede e fome aumentadas, além da perda de peso. De acordo com o Dr. Miguel Simas, qualquer pessoa, em caso de suspeitas de ser diabético procurar imediatamente um médico.
Reportagem: Storni Jr
Fonte: Agência do Rádio
Nenhum comentário:
Postar um comentário