sexta-feira, 2 de junho de 2017

CAPACITação do TCM-PA para prefeituras e câmaras chega ao Marajó

A cidade de Salvaterra sedio a terceira rodada do projeto CAPACITação, realizado pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará (TCM-PA), por meio da Escola de Contas Públicas “Conselheiro Irawaldyr Rocha” e atendeu oito municípios da região do Marajó. A iniciativa, que começou no mês de maio, ofereceu palestras e cursos gratuitos para prefeitos, presidentes de câmaras e servidores municipais para melhorarem a gestão pública. No Marajó, o CAPACITação ocorreu nos dias 30 e 31 de maio e 01 de junho, na Câmara Municipal de Salvaterra, de 08 às 18h.
O projeto percorrerá todo o Pará até outubro deste ano. As duas primeiras rodadas ocorreram em Paragominas e Salinópolis, já atendendo a mais de 500 jurisdicionados do TCM-PA.
A diretora Geral da Escola de Contas e vice-presidente do TCM-PA, conselheira Mara Lúcia, explica que os temas abordados estão relacionados para sanar as principais falhas detectadas nas prestações de contas, com foco especial ao Sistema de Processo Eletrônico, conhecido como SPE, e ao Mural de Licitações.

Nesta edição foram contemplados os municípios de Anajás, Cachoeira do Arari, Chaves, Muaná, Ponta de Pedras, Salvaterra, Santa Cruz do Arari e Soure. O presidente do TCM-PA, conselheiro Daniel Lavareda, afirma que o CAPACITação está entre os projetos prioritários do Tribunal por ser mais uma importante ferramenta de garantia e fortalecimento do controle social.

As atividades em Salvaterra que foram divididas em três dias com 10 ações. O primeiro dia, 30 de maio, iniciou com a abertura do evento com a presença de conselheiros do TCM-PA e autoridades estaduais e locais. As palestras seguiram durante a manhã e no turno da tarde. Os dias 31 de maio e 01 de junho foram dedicados a cursos divididos em temáticas relacionadas à gestão de fundos municipais, controle interno, prestação de contas e outros assuntos.

No segundo semestre deste ano, o TCM-PA retornará à região do Marajó, na cidade de Breves, com mais uma edição do projeto. O CAPACITação tem apoio do Ministério Público de Contas dos Municípios do Pará (MPCM) e da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa).

Nenhum comentário:

Postar um comentário