domingo, 26 de janeiro de 2020

Prefeita de Curralinho Maria Alda Aires, fala do Programa Abrace o Marajó.



Neste Sábado Curralinho através da Prefeita Alda Aires recebeu a Ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves na cidade de Breves, a ministra chegou acompanhada do Ministro da Cidadania, Osmar Terra, e o Presidente da Funasa, Ronaldo Nogueira, diretores do BNDES e o representante da FAO no Brasil (combate a fome), além de uma equipe da Marinha.

A apresentação do programa serviu para anteceder a cerimônia de Assinatura do decreto de Criação pelo Presidente da República Jair Messias Bolsonaro, que contará com a presença de todos os Prefeitos do Marajó e Servirá de projeto-piloto de desenvolvimento para outras regiões do País.

Na chegada à Breves, a comitiva da Prefeita Alda formada pela secretária de Assistência Cristiane Costa, a coord. do Cras Taiana Taizes, Paulo Batista representando a saúde e Aron Dantas (Ascom), foram recebidos no gabinete do Prefeito de Breves Toninho Barbosa e vários Prefeitos da Região do Marajó, onde juntos da Prefeita Alda Aires Assinaram um termo com as maiores prioridades do marajó, o qual foi entregue para os ministros.

Já no Aeroporto os comprimentos da ministra foi em uma total intimidade por outros encontros com a Prefeita Alda, com o Ministro da Cidadania Osmar Terra, foi lembrado que Curralinho foi referência com o Programa "Criança feliz" execultado no município pela SEMAS.

A Primeira parada da comitiva de Prefeitos foi na sede do exército, onde está sendo emplantado um centro de alevinagens, um dos maiores potenciais da região que pretende-se ser um dos vários investimentos do Programa, uma forma de alavancar a economia dos municípios melhorando a Logística, onde Curralinho Já é Referência em aquicultura.

A comitiva seguiu em Carreata por Ruas Periféricas de Breves até o Local da Reunião, que em Planaria a Sr.ª Tatiana Alvarenga Secretária-Executiva e a Sr.ª Marisa Romão Coordenadora-Geral apresentaram o Projeto Aos Prefeitos.

Na Mesa das autoridades a Prefeita Alda Aires representou os municípios da Região junto a mais 3 prefeitos contando com o prefeito anfitrião, onde agradeceu a nova esperança para o marajó e destacou os problemas semelhantes entre os 16 municípios, causados pelo discutido "Fator Marajó" e que somente Deus para dirigir essas oportunidades para o Marajó.

O Diretor do BNDES declarou total apoio no que tange investimentos as iniciativas do programa entre outros financiamentos.

O presidente da Funasa entrou na parceria comprometendo o órgão a acelerar os projetos existentes e os novos projetos, visando para suprimir os déficits de saneamento do Marajó.

O representante da FAO -Food and Agriculture Organization of the United Nations (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), disse que a organização estará montado um escritório em belém que trabalhará a questão do potencial de Piscicultura no marajó.

O Ministro da Cidadania Osmar Terra, frisou que os investimentos dos programas do ministério, como Bolsa Família e BCC ejetam na economia de Breves, por exemplo, mais do que a Saúde e Educação Juntas no que se refere a distribuição de Renda e que dará prioridade aos municípios aderirem o Programa "Município Cidadão" que atrairá mais investimentos para os mesmos.

A Ministra Damares Alves destacou a importância do Programa e que fará uma grande recepção marajoara na assinatura do decreto pelo Presidente Jair Messias Bolsonaro, no dia 18 de fevereiro, no Palácio do Planalto, onde todos os prefeitos estão convidados.

Destacou ainda que quantos municípios queriam reunidos BNDES, FUNASA, ONU, e dois ministros em um só evento, e que todos aproveitassem ao máximo a breve passagem, dizendo ao representante do BNDES que se alguém for pedir investimentos pra "CUBA" diga: "Não! nós temos o marajó Pra investir" e espera verdadeiramente o desenvolvimento venha com as ações nos municípios.

Nesta segunda-Feira, técnicos dos órgãos e ministérios estarão fazendo o levantamento e orientação para efetivar as ações que darão os primeiros Rumos do Programa Federal "Abrace o Marajó".

Curralinho através da Prefeita Alda Aires quer continuar a luta junto a FUNASA priorizando um novo Sistema de abastecimento de água além de outras lutas que esperamos ser abraçadas pelo programa.

Prefeitura de Curralinho - Compromisso e Respeito

Nenhum comentário:

Postar um comentário